História




ORIGEM DO NOME GOSTOSO

O povoado de Gostoso foi fundado em 29 de setembro de 1884, exatamente, no dia dedicado a São Miguel pelo missionário frei João do Amor Divino. Nesse dia, segundo informações de moradores mais antigos da localidade, o missionário fincou na praia hoje denominada Maceió, um cruzeiro com o objetivo de marcar a data. Inicialmente o local do cruzeiro foi usado de forma improvisada para a celebração de missas, de batizados e de casamentos e posteriormente passou a ser utilizado como cemitério.

Conforme tradução oral do povo, transmitida de geração em geração (sem nada comprovado), havia um senhor, morador do lugarejo, de nome Manoel, que recebia em sua residência as pessoas que aqui apareciam.

Como era de costume na época, Manoel, após o jantar, reunia as pessoas junto a um frondoso cajueiro, para contarem seus "causos", anedotas e histórias de vida.

Seu Manoel era dono de um humor fora do comum, o tipo de pessoa que, após contar seus "causos" era quem dava a risada maior e por isso começou a ser chamado de Manoel Gostoso,

Seu Gostoso... e como até aquela época o lugarejo não tinha nome, sem muito esforço, o lugar começou a ser chamado de "Gostoso".

ORIGEM DO NOME SÃO MIGUEL

Segundo o relato do Sr. Cícero Carneiro (*), muitos anos depois do povoado se chamar Gostoso, o Sr. Miguel Feliz Martins, morador, encontrava-se enfermo e fez uma promessa a São Miguel Arcanjo que, se ficasse bom, construiria uma capela e colocaria nela a imagem de São Miguel.

O pedido foi atendido e seu Miguel recuperou-se, então a capela foi construída e a imagem foi colocada no seu devido lugar, no altar. O Santo, então, foi aceito com padroeiro da cidade.

Com o passar do tempo, a população, sem medo de cometer sacrilégio, juntou o nome "São Miguel" a "Gostoso". E foi assim que o lugarejo ficou conhecido como São Miguel do Gostoso.

Fonte: Sr. Leonardo Godoy

(*) Em fevereiro de 1997, o Sr. Leonardo Godoy, morador, fez esta pesquisa com os habitantes mais antigos do lugar, na época, o Sr. Vicente Martins (Vicentinho), a Sra. Hermíndia Martins Vital, o Sr. Cícero Carneiro e o Sr. Severino Vinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário