Três momentos diferentes em uma noite. Sincronismo e mobilidade entre as ações, ambos levando a um objetivo que era o de proporcionar bem estar e cultura a São Miguel do Gostoso/RN. Podia até parecer prova de triátlon, mas não. Era uma noite de muitos acontecimentos e fortes emoções para o CDHEC, que fecha o calendário do seu glorioso ano de décimo aniversário.
Neste sábado, 21, o Espaço TEAR foi o palco para um evento que se dividia em três. O primeiro foi o lançamento oficial da 3ª edição da Revista Guajirú, que como de praxe foi toda construída pelos alunos do curso de jornalismo, ministrado pelo presidente do CDHEC e também jornalista, Alessandro Amaral.
A cerimônia foi conduzida por Ricardo André e contou, além do depoimento do professor do curso, com as palavras da coordenadora do Ponto de Cultura, Cinthia Matos e de um dos alunos da oficina de jornalismo, Ailton Rodrigues.
Na sequência, houve um pequeno deslocamento para a Praça dos Anjos, em frente ao TEAR, onde aconteceu a entrega do Prêmio CDHEC para as iniciativas que fortaleceram o município em inúmeras áreas durante o ano de 2013.
Na categoria Direitos Humanos o ganhador foi a ASCDEG (Associação Sócio Cultura Desportiva Gostosense), que promove iniciativas positivas por meio do esporte, contribuindo com outras áreas do bem social. O prêmio da categoria Ecologia foi destinado a AMJUS (Associação do Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social) e a NUMAR (Núcleo de Meio Ambiente Renovável), pelo projeto de defesa das tartarugas marinhas em Gostoso. No lado da Cultura o contemplado foi o empresário Gustavo Tittoto, pelo incentivo as ONGs e aos setores públicos. Para fechar, o prêmio de Cidadania foi destinado a Câmara de Vereadores, pela iniciativa do gabinete itinerante ou câmara itinerante, que promove o apoio popular nas decisões da cidade.
“Gostoso é cheio de atores sociais que mantém o espirito da cidade vivo. Esse reconhecimento não é de apenas agora, mas de trabalhos anteriores e dos seus antecessores”, afirma Ricardo.
Depois de todos esses momentos, mais um, o terceiro, veio pra fechar a noite com chave de ouro. O Auto de Natal Mambembe de Gostoso foi interpretado pelo grupo de teatro Nois Na Rua. Em uma mistura de humor e comoção, a trupe levou o público a mergulhar na história do nascimento de Jesus com um destino diferente do habitual. Afinal, não se escuta falar sempre que José e Maria vieram ter seu filho em São Miguel do Gostoso, como retratado no espetáculo como forma de integrar a sociedade a história natalina.
No fim da noite o clima de dever cumprido foi compartilhado por toda a equipe, pois foi o último evento em 2013 que o CDHEC organizou. Vamos agora ficar com os dedos cruzados esperando que em 2014 continue proporcionado frutos e momentos tão especiais que presenciamos nesta mistura de artes tão peculiar deste grande e jovem movimento. Todos gostaram da festa, da revista e da apresentação. Parabéns ao CDHEC e todos os alunos envolvidos na produção, em especial a Patrícia Caetano, Ricardo André, Cinthia Matos e Alessandro Amaral, que se desdobraram nesses últimos dias, para que tivéssemos uma festa linda e marcante.
Texto Ailton Rodrigues