Projeto de Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae dissemina cultura empreendedora entre jovens. A partir desse conhecimento, eles criaram agência de turismo
Por Agência Sebrae de Notícias
Quinze jovens do município de São Miguel do Gostoso – a 102 quilômetros de Natal – são responsáveis pelo primeiro empreendimento turístico do projeto Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae no Rio Grande do Norte. A agência Gostoso Ecotur é resultado das ações do projeto, que promove desde 2010 a cultura empreendedora entre grupo de jovens e mulheres no estado. A empresa de passeios de aventura, que será inaugurada ainda neste mês, surgiu, durante uma das oficinas de negócios realizadas em maio deste ano pela equipe do Sebrae.
Jovens de São Miguel do Gostosos apostam no cicloturismo como opção de negócio (Foto: Agência Sebrae)
“O grupo participou ativamente de todo o processo de criação do empreendimento. O Sebrae ajudou orientando, com a ajuda de parceiros, a explicar e divulgar a cultura empreendedora. Os participantes são estimulados a empreender em coletivo”, explica a gestora do projeto Responsabilidade Social e Negócios do Sebrae-RN, Tatiana Campos. Através da parceria entre a Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social (AMJUS) e a CPFL Renováveis, o Sebrae iniciou a capacitação dos jovens no município há 18 meses. O grupo participou de cursos, palestras, gincanas educativas, simulações e práticas empreendedoras.
Durante os três anos da iniciativa, a penitenciária João Chaves, o bairro Nossa Senhora da Apresentação (Zona Norte de Natal) e o município de São José do Mipibu receberam as ações do projeto. “ Só temos data para começar. As ações passam a ser permanentes dentro dos grupos. Por isso a ajuda dos parceiros é taõ importante na condução das atividades”, diz Tatiana Campos.
Heldene Santos, presidente da AMJUS, foi um dos apoiadores da ação. “As pessoas não confiam no potencial dos jovens. O projeto mostra, então, que eles são capazes e podem ter a capacidade de gerenciar os próprios negócios”, falou. O presidente da associação, que acompanha de perto a evolução da Gostoso Ecotur, afirma que as mudanças nos jovens são visíveis. “Como eles participam de todas as etapas, nós percebemos que eles começaram a planejar e estudar”, disse.
Cicloturismo
Enxergando no mercado local uma possibilidade de crescimento, os jovens participantes do Responsabilidade Social e Negócios encontraram no cicloturismo um diferencial. Com a orientação de técnicos do Sebrae, os agora empreendedores montaram quatro produtos turísticos: um city tour pela cidade, que contempla também uma apresentação cultural, e três roteiros pelas praias do município- tudo feito com o uso das bicicletas. “Antes da definição dos roteiros, os produtos foram testados. Toda a construção da agência é acompanhada de perto pelo Sebrae”, lembrou Tatiana.
Andeza Fernandes é uma dos jovens que viu no projeto uma possibilidade de crescimento. A empreendedora de 19 anos confessa que apesar da pouca idade, as capacitações ao longo do ano a permitiu ter mais confiança. “A Gostoso Ecotor é um compromisso imenso, já que nós temos a responsabilidade de mostrar a história da nossa cidade para quem não a conhece”, falou a jovem que ocupará as funções de recepcionista e condutora dentro da agência de turismo.
A empresa começa agora a dar os primeiros passos. O escritório da agência e as bicicletas já foram adquiridos com a ajuda dos parceiros. Andreza assim como outros 14 jovens espera que a Gostoso Ecotur consiga crescer ainda mais. “No futuro esperamos aumentar o número de pacotes”, disse a jovem que já observa o mundo com uma visão empreendedora.
De acordo com Tatiana Campos, muito mais que a criação de uma empresa o Responsabilidade Social e Negócios incentiva o estímulo a pedagogia empreendedora. “Esses jovens passam a ter uma maior desenvoltura e uma auto estima elevada. Assim como, o mercado de trabalho que passa a enxergá-los de uma forma diferente”..
Nenhum comentário:
Postar um comentário