sexta-feira, 29 de novembro de 2013

GOSTOSO NO POLO COSTA DAS DUNAS


O município de São Miguel do Gostoso participou da eleição do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado e o Banco do Nordeste, por meio da Secretaria Executiva do Polo de Turismo Costa das Dunas. 

A Secretária Municipal de Turismo e Comunicação, Ana Carolina Scheel, a prefeita Fafá Dantas e Rubens Eduardo Santa Rita estiveram na reunião.















O objetivo era eleger 8 representantes do Setor Público Municipal que terão assentos no Conselho para discutir projetos e ações de melhorias do Turismo do Estado.

A eleição ocorreu com os próprios Prefeitos votando em nove dos 18 municípios concorrentes.
São Miguel Gostoso conseguiu 9 (nove) votos e com ele mais sete cidades conseguiram o assento: Arez, Canguaretama, Rio do Fogo, Extremoz, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul.

A defesa do retorno de Natal a ter assento no Pólo Costa das Dunas foi apresentada pelo secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril e acatada pelos conselheiros e uma grande vitória pela importância econômica do município de Natal no segmento turístico.

Outra reivindicação feita pelo secretário e que teve apoio unânime do colegiado é que Natal passe a ter cadeira cativa pela importância econômica do município e onde o turismo é a maior força geradora de emprego e renda. A proposta será levada à plenária na próxima reunião do Conselho, no que foi aceito pelo então secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes, que é presidente do órgão.

O Pólo Costa das Dunas contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas e foi instituído em 2005. A proposta de reunir municípios com potencialidades turísticas semelhantes e criar pólos na região Nordeste teve origem no Banco do Nordeste (banco público), que viu na criação dos pólos uma forma de tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos de modo a desencadear e intensificar um processo de desenvolvimento econômico e social local.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

GOSTOSO POR CANINDÉ SOARES


O grande fotógrafo Canindé Soares apresenta as fotos de São Miguel do Gostoso para o Portal UOL.

Já são 5 álbuns do destino Natal cidade sede da Copa 2014.

Foram dez dias fotografando Natal e o litoral norte e sul, de São Miguel do Gostoso a Pipa. Na companhia da repórter Renata Gama do Portal UOL e de Glyton Guybson, funcionário do setor comercial da 3A locadora que se propôs participar da equipe conduzindo o veículo por toda essa bela região do nosso Estado.

O objetivo foi mostrar o potencial turístico da nossa região, de Natal como uma das Cidades sede da Copa 2014. Pelo menos sete álbuns de fotografias serão mostrados no portal e quatro já estão no ar. O primeiro álbum é de Natal. O segundo é um roteiro da nossa saborosa e atrativa gastronomia para o turista desfrutar do que melhor temos na nosso região. E o terceiro é da nossa praia mais paradisíaca e badalada Pipa.

(No álbum, algumas fotos estão identificadas como Touros, mas já solicitamos a correção.)

PREFEITA FAFÁ PEDE "ÁGUA BOA" PARA GOSTOSO

quarta-feira, 27 de novembro de 2013










Foto: André Correia
Blog Folha de Pedra Grande/RN

A visita da governadora “Rosalba Ciarlini” ao município de São Miguel do Gostoso trouxe mais uma boa notícia, “Problema de abastecimento de água será resolvido”.

A prefeita “Fafá Dantas” recepcionou a governadora do estado no lançamento do livro “Cabeças do Vento”, onde aproveitou a oportunidade e realizou diversos pedidos, entre eles, a resolução do abastecimento de água potável para o seu município. Segundo a governadora, "o problema do abastecimento de água de São Miguel do Gosto muito em breve estará sendo resolvido".

O problema com a água em São Miguel do Gostoso é uma realidade que preocupa muito a prefeita municipal. Diversas cidades como Pedra Grande, Parazinho, Caiçara do Norte e São Bento do Norte já são abastecidas pela adutora do Boqueirão, ficando de fora, o município de São Miguel do Gostoso.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS - EMPARN, SEBRAE, EMATER, PREFEITURAS E CPFL

A EMPARN, o SEBRAE e a EMATER assinaram um acordo de cooperação técnica com a empresa eólica CPFL Renováveis para dar seguimento às ações do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (PDS/RN), que está sendo desenvolvido com a participação das Prefeituras Municipais de São Miguel do Gostoso, Touros, Parazinho e João Câmara.

Nessa etapa do PDS/RN os produtores rurais, que tiveram os seus projetos contemplados no edital lançado este ano pela empresa, receberão cursos de capacitação em produção animal - caprinovinocultura e avicultura - no Centro Experimental Terras Secas da EMPARN em Jandaíra/RN. O primeiro curso de uma série acontecerá amanhã (26/11). Os demais serão realizados no mês de dezembro de 2013 e no decorrer do ano de 2014.

A presença dos técnicos regionais da EMATER e dos consultores SEBRAE nestes cursos tem grande importância, uma vez que a EMATER fará o acompanhamento técnico baseado nas informações niveladas durante os cursos e o SEBRAE fará a assessoria aos projetos do PDS/RN considerando-os como pequenos negócios e os produtores rurais como empreendedores. Assim, por meio dos convênios firmados com o PDS/RN, os produtores terão assistência desde a produção até a comercialização dos produtos no mercado.



sexta-feira, 22 de novembro de 2013

UMA GOSTOSO EM MOVIMENTO

A pacata Gostoso, que tem seu movimento baseado em praia, sol e vento, este final de semana estará bem agitada.

Acontecerão simultaneamente a I Mostra de Cinema de Gostoso, do cineasta Eugênio Puppo, o lançamento do livro "Cabeças do Vento", do Jornalista Emanuel Neri, A Etapa nacional de Beach Handebol Adulto Masculino e Feminino, pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e Federação Norteriograndense de Handebol (FNH) e ainda um Presstrip de Jornalistas Argentinos.


A I MOSTRA DE CINEMA tem programação variada, para todas as idades, apresentações culturais acontecerão em espaços alternativos. Jornalistas e convidados estarão misturados aos turistas, em busca da clima e condições perfeitos para a prática dos esportes náuticos.


O livro CABEÇAS DE VENTO, de autoria de Emanuel Neri foi escrito a partir de relatos contados por Isabel Neri, mãe do autor, com prefácio do jornalista Xico Sá. Emanuel Neri é filho da terra. O lançamento será a partir das 17h, no Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), na avenida dos Arrecifes, 1691, centro de São Miguel do Gostoso.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ETAPA NACIONAL DE BEACH HANDEBOL EM GOSTOSO

A cidade de São Miguel do Gostoso mais uma vez será sede da Etapa Nacional de Beach Handebol Adulto Masculino e Feminino. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e Federação Norteriograndense de Handebol (FNH) são as entidades executivas.
O já consolidado evento esportivo de praia contará com a participação de 10 agremiações oriundas de Ceará Mirim, Natal, Fortaleza, João Pessoa, Rio de Janeiro, entre outras localidades.
Na oportunidade seremos agraciados com as ilustres presenças do Professor Antonio Guerra Peixe, Técnico da Seleção Brasileira Masculina de Beach Handebol, tricampeão Mundial e da professora Rosana Marquez, técnica da Seleção Brasileira Feminina de Beach Handebol, bicampeã Mundial.
A referida competição traz como objetivo prioritário difundir, interiorizar e massificar esta maravilhosa modalidade esportiva de praia, como também auxiliar na divulgação das belezas naturais de São Miguel do Gostoso.
Ressaltamos o empenho da Prefeitura através da Prefeita Maria de Fátima na realização de diversas atividades esportivas no ano de 2013, tais como: Beach Handebol, Ciclismo, Futebol e Volei, no âmbito competitivo, e Badminton (peteca), Taekwondo, Ginástica Olímpica e Tênis de Mesa, de forma meramente apresentativa oportunizando o conhecimento dessa modalidades esportivas pela população de Gostoso.
Convidamos a todos para prestigiarem este importante evento de 23 a 24 de novembro de 2013 a partir das 9h00 na Praia da Xepa.
Maiores informações com o Professor Flavio Tinoco Bezerra de Melo - (84) 9407-7460

domingo, 17 de novembro de 2013

MOSTRA DE CINEMA NO CINEMA 10

Publicada em 17/11/2013


A partir da próxima sexta-feira (22 de novembro), será dada a largada para o primeiro festival de cinema realizado na paradisíaca São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte.

A programação conta com 51 títulos ao todo. Entre eles, um dos vencedores na categoria Melhor Longa-Metragem de Ficção no Festival do Rio 2013: De Menor, do cineasta Caru Alves de Souza.

As obras, todas nacionais, estarão divididas em três blocos:

- Mostra Competitiva;
- Mostra Panorama;
- Mostra Infantil.

Confira a programação completa, com diversas informações, inclusive trailers, na página oficial da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso. Clique aqui para acessar!

Para informações detalhadas, acesse o site oficial clicando aqui.

por Sihan Felix - @sihanfelix

GOSTOSO NA TRINBUNA DO NORTE POR HILNETH CORREA

De arte
A 1ª Mostra de Cinema de Gostoso, uma realização da Heco Produções e da CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, apresentará 51 títulos brasileiros divididos em três seções. A abertura do evento terá início sexta, 22 de novembro, com o curta “O Contador de Causos e o longa De Menor”. A Mostra Competitiva exibirá 16 filmes, sendo oito longas e oito curtas. Já a Mostra Panorama exibirá 17 curtas e dois longas e a Mostra Infantil vai apresentar 13 títulos. www.facebook.com/pages/Mostra-de-cinema-de-Gostoso/2- EM GOSTOSO...

2- Gostoso
O livro “Cabeças do Vento”, de autoria do jornalista Emanuel Neri, será lançado no próximo dia 22 de novembro, às 17h, na sede do Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri (Iasnin), em São Miguel do Gostoso. O livro conta histórias de São Miguel do Gostoso sob o olhar da família Teixeira Neri, uma das mais tradicionais da cidade. Numa segunda sessão o livro será lançado (com autógrafo do autor), no coquetel de abertura da 1a Mostra de Cinema de Gostoso, às 22h do mesmo dia 22. Este será na residência do autor do livro, na praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CENÁRIO PARADISÍACO PARA O CINEMA - TRIBUNA DO NORTE

Publicação: 15 de Novembro de 2013 às 00:00

O cenário é paradisíaco, perfeito para sessões de cinema ao ar livre; e se a programação for boa, então, nem se fala! Até o nome é bom de ser dito. Filmes inéditos, mostras competitivas de longas e curtas, títulos infantis e um apanhado significativo do cinema nacional que não passa no ‘circuitão’ comercial... não faltam argumentos para seguir 100 km ao Norte a partir de Natal, até São Miguel do Gostoso, para conferir a 1ª Mostra de Cinema de Gostoso. Em cartaz de 22 a 26 de novembro, na praia mais famosa do litoral Norte do RN, o festival reúne 51 produções da novíssima safra brasileira. Todas as atividades são gratuitas, com exibições em telona montada à beira mar.

Mar Negro: Zumbis e mostros em ecoterror brasileiroDivulgaçãoMar Negro: Zumbis e monstros em ecoterror brasileiro

Também haverá sessões em ambientes fechados, com menor capacidade de público, que incluem debates e palestras com os realizadores e atores dos filmes escalados. As melhores produções serão definidas através de júri popular, e recebem o Prêmio Luís da Câmara Cascudo. Realizada pela Heco Produções (SP), em parceria com o Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), a edição de estreia da Mostra em Gostoso tem tudo o que é preciso para se firmar no circuito nacional de festivais.

Antes de prosseguir um detalhe técnico importante: as exibições ao ar livre utilizarão equipamentos de projeção com tecnologia 2K (alta definição), um formato que começou a chegar agora, com o advento das sessões digitais, nas salas comerciais de cinema em operação em Natal.

Nas categorias competitivas estão listados 16 títulos, sendo oito longas e oito curtas; já a Mostra Panorama exibe 17 curtas e dois longas enquanto a Infantil apresenta 13 produções – ao todo o festival recebeu 153 inscrições de 16 estados. O audiovisual potiguar estará representado por quatro filmes, os curtas “Passando Chapéu”, de Rodrigo Sena; “O Jogo”, de Ricardo Felix; “Mamucaba”, de Anderson Legal e Bruno Little; e “O Contador de Causos”, realização coletiva dos alunos dos cursos de formação técnica e audiovisual produzidos pela Heco no município praiano.

A programação ainda ganha reforço com encenação da peça “Será Que Hoje Meu Boi Não Sai?”, do Coletivo Nóis da Rua, e a festa Boi de Reis.

A 1ª Mostra de Cinema de Gostoso conta com patrocínio da Cosern e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo; mais apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, IFRN, UFRN, Fundação José Augusto, Instituto de Ação Social Lino e Isabel Neri (IASNIN); Sintraf Gostoso (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar), Ludovicus – Instituto Câmara, Ale Combustíveis, Serveng Energia e AEGostoso (Associação de Micros e Pequenas Empresa da Região de Gostoso).

Registro da transformação

Para o cineasta paulista Eugênio Puppo, da Heco Produções, “a Mostra interfere em questões sociais, educativas e de formação profissional ao oferecer qualificação na área de produção audiovisual”. Ele adiantou que a pretensão é tornar a Mostra anual, “com os jovens atuando e trabalhando na produção do festival”. Aos longo dos últimos três anos, jovens nativos participaram de oficinas e cursos de formação técnica e audiovisual, sobre linguagem, cultura e prática cinematográfica.

Eugênio conheceu São Miguel do Gostoso em 2000, “época que parte da cidade não tinha luz elétrica. Também não tinha internet nem sinal de celular. Quando voltei em 2005 era outro lugar, percebi um crescimento muito rápido e decidi fazer um documentário sobre essa transformação”, disse o cineasta, que hoje se divide entre São Paulo e Gostoso e está devidamente inserido no cotidiano da praia e das pessoas do lugar.

Programação

Mostra Competitiva Longas

A Batalha do Passinho, de Emílio Domingos (RJ)
Com Vandalismo, do Coletivo
Nigéria (CE)
Doméstica, de Gabriel Mascaro (PE)
Entre Vales, de Philippe
Barcinski (SP)
Esse Amor que nos Consome, de Allan Ribeira (RJ)
Mar Negro, de Rodrigo Aragão (ES)
Uma História de Amor e de Fúria, de Luiz Bolognesi (SP)
De Menor, de Caru Alves de Souza (SP)

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PROGRAMAÇÃO DA I MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

Competitiva Praia do Maceió
Mostra Panorama | Central da mostra IASNIN – Av. dos Arrecifes, 1691
Mostra Infantil |Oficinas, debates e eventos Espaço . dos Arrecifes, s/n

22 de novembro, sexta-feira

08h ESPAÇO TEAR - Mostra Infantil

Encantadores de histórias
Dir.: Raquel Piantino (Animação, 8’, DF, 2013 – Livre)
Através da música e do movimento, personagens inspirados no livro As mil e uma noites celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso.
TRAILER SITE

Que sapatinhos lindos!
Dir.: Alan Nóbrega (Animação, 2’, RJ, 2013 – Livre)
Uma linda bailarina, ouvindo maus conselhos, está prestes a cometer um grave erro. Mas com a ajuda de um gatinho, ela acaba fazendo uma boa ação.
TRAILER SITE

João, o galo desregulado
Dir.: Camila Carrossine e Alê Camargo (Animação, 10’, SP, 2013 – Livre)
Baseado no livro homônimo de Camila Carrossine, o filme conta a história de um galo que dormia de dia e cantava na hora em que bem queria.
TRAILER SITE

10h ESPAÇO TEAR Mostra Infantil

A história dos meninos que andavam de noite
Dir.: Flávio Barone (Ficção, 16’, SP, 2013 – Livre)
Diego é obrigado a passar o feriado com seu primo cadeirante Vicente. O que parecia ser uma viagem desagradável se transforma em uma jornada de aventura e amizade quando ele descobre os segredos escondidos no sítio.
TRAILER SITE

O homem que cantou as aves do sertão
Dir.: Patrícia Moreira (Animação, 12’, BA, 2012 – Livre)
No ano de comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga, uma singela homenagem ao Rei do Baião, que é levado em peregrinação pelo sertão de suas memórias, onde, depois de transformar-se em Rei do Baião, retorna ao sertão trazido pelas asas brancas. Dos olhos de Rosinha, escorre o verde que se espalha pela plantação.
TRAILER SITE

Cabeça de papelão
Dir.: Quiá Rodrigues (Animação, 15’, RJ, 2012 – Livre)
Antenor nasceu diferente. Na escola só aprendia o inverso do que os professores ensinavam e nunca fazia o que esperavam dele. Era muito ponderado. Baseado em história de João do Rio e desenhos de J. Carlos.
TRAILER SITE

Sonhos
Dir.: Andressa Lyrio do Couto (Animação, 6’, RJ, 2012 – Livre)
Malena vive em um mundo preto e branco. Mesmo com uma porta ao seu alcance para escapar, ela permanece prisioneira de seus próprios medos. Até que um dia algo acontece e ela penetra em seus próprios sonhos.
TRAILER SITE

O gigante
Dir.: Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida (Animação, 10’, BR/PT/GB/ES, 2012 – Livre)
Um gigante transporta no seu coração uma menina que é a sua filha. Seu coração é aberto para que caiba toda ternura que ele tem para lhe dar. A realidade é conhecida através daquilo que o Gigante oferece a sua filha, e através das cópias das cópias que ele faz das realidades que ele desenha. Um dia chega o tempo de a menina partir e ver a realidade por si.
TRAILER SITE

O que acontece na sala do diretor
Dir.: Paulo Vivian Nogueira (Ficção, 13’, SP, 2011 – Livre)
Dois garotos brigam na escola e estão encrencados. Suas mães foram chamadas e estão na sala do diretor, de portas fechadas. Durante a espera, os meninos começam um duelo de imaginação sobre o que está acontecendo lá dentro.
TRAILER SITE

19h30 - PRAIA DO MACEIÓ Evento

Cerimônia de abertura

20h PRAIA DO MACEIÓ Sessão de abertura

O contador de causos
Dir.: Alunos do curso de formação técnica e audiovisual (Ficção, 15’, RN, 2013 – Livre)
Livre interpretação da história da fundação do município de São Miguel do Gostoso – RN. Curta-metragem resultante dos cursos de formação técnica e audiovisual da 1ª Mostra de Cinema de Gostoso.
TRAILER SITE

De menor
Dir.: Caru Alves de Souza (Ficção, 77’, SP, 2013 – Livre)
Helena é uma advogada recém-formada que divide sua rotina como defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em xeque quando Caio comete um delito.
TRAILER SITE

23 de novembro, sábado

14h  ESPAÇO TEAR Evento

Palestra com Bete Bullara
Palestra da prof.ª Bete Bullara - Cineduc para educadores de São Miguel do Gostoso

15h IASNIN Mostra Panorama

Filme para poeta cego
Dir.: Gustavo Vinagre (Documentário, 26’, SP, 2012 – 16 anos)
Glauco Mattoso, poeta cego e sadomasoquista, aceita participar de um documentário sobre a sua própria vida, mas as condições que ele impõe dificultam o trabalho do jovem diretor.
TRAILER SITE

O lobo atrás da porta
Dir.: Fernando Coimbra (Ficção, 101’, SP, 2013 – 14 anos)
Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima, e Rosa, a principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios que nos levarão aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens.
TRAILER SITE

17h Em frente ao IASNIN Peça Teatral

Será que hoje meu boi não sai?

18h30 ESPAÇO TEAR Mostra competitiva

A navalha do avô
Dir.: Pedro Jorge (Ficção, 23’, SP, 2013 – Livre)
A vida de José está mudando. Seu neto começa a perceber.
TRAILER SITE

Doméstica
Dir.: Gabriel Mascaro (Documentário, 76’, PE, 2012 – 10 anos)
Sete adolescentes assumem a missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica e entregar o material bruto para o diretor realizar um filme com essas imagens. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, o filme lança um olhar contemporâneo sobre o trabalho doméstico no ambiente familiar e se transforma em um potente ensaio sobre afeto e trabalho.
TRAILER SITE

20h30 PRAIA DO MACEIÓ Mostra competitiva

Baba 105
Dir.: Felipe Bibian (Documentário, 5’, RJ, 2013 – Livre)
Um único registro e uma vontade de saber seu cheiro, sua cor. Só queria te conhecer para poder dizer que é saudade o que eu sinto. Um filme de família.
TRAILER SITE

O que aprendi com meu pai
Dir.: Getúlio Ribeiro (Ficção, 15’, GO, 2013 – 14 anos)
Homem dirige por estrada e narra alguns assassinatos que cometeu no passado.
TRAILER SITE

Entre vales
Dir.: Philippe Barcinski – (Ficção, 80’, SP, 2012 – 14 anos)
Vicente é um economista, pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada de desapego. Uma história sobre a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.
TRAILER SITE

23h ESPAÇO TEAR Mostra competitiva

Mar Negro
Dir.: Rodrigo Aragão (Ficção, 105’, ES, 2013 – 14 anos)
Uma estranha contaminação atinge uma pequena vila de pescadores. Quando peixes e crustáceos se transformam em horrendas criaturas transmissoras de morte e destruição, o solitário Albino luta pelo grande amor da sua vida, arriscando a própria alma em uma desesperada fuga pela sobrevivência.
TRAILER SITE

24 de novembro, domingo
14h ESPAÇO TEAR Evento Debate com realizador
15h IASNIN Mostra panorama
Passando chapéu
Dir.: Rodrigo Sena (Documentário, 14’, RN, 2013 – Livre)
O filme relata dois artistas contemporâneos, Rodrigo Bruggemam e Luisa Guedes com seus palhaços Piruá e Pepita. Em uma viajem pelo interior do Rio Grande do Norte a bordo de uma Kombi velha, os dois passam por dificuldades e alegrias em suas apresentações nas praças públicas de pequenas cidades, e levam a arte circense de forma pura e inocente para a população de oito municípios do estado.
TRAILER SITE

Adiós, Jampa vieja!
Dir.: Virginia de Oliveira Silva (Documentário, 15’, PB, 2013 – Livre)
Doc-Poema cujo mote é a irrefreável verticalização de João Pessoa (Jampa), dando adeus à sua horizontalidade geográfica e arquitetônica: olhos e ouvidos (meus, seus, nossos) reflexivos e contemplativos debruçam-se, neste tempo e lugar, sobre os efeitos do ser humano na eterna luta por espaço, doa a quem doer: moradores, trabalhadores, pedestres, ciclistas, carroceiros, artistas e moradores de rua.
TRAILER SITE

A dama do Estácio
Dir.: Eduardo Ades (Ficção, 22’, RJ, 2012 – 12 anos)
Zulmira é uma velha prostituta. Um dia ela acorda obcecada com a ideia de morrer. Ela precisa de um caixão.
TRAILER SITE

Quem tem medo de Cris Negão?
Dir.: René Guerra (Documentário, 25’, SP, 2012 – 12 anos)
Cristiane Jordan, ou Cris Negão como era chamada, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo conhecida por seus métodos violentos de controle das outras travestis. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até que tragicamente foi assassinada com dois tiros na cabeça. O filme é um mergulho no universo das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.
TRAILER SITE

Sant’anna
Dir.: Angelo Defanti (Documentário, 15’, RJ, 2013 – 14 anos)
“Mas é o seguinte, se um cara é escritor e quer escrever sobre sua realidade, essa realidade estará impregnada do fato de ele ser escritor.” André é filho de Sérgio.
TRAILER SITE

Boi fantasma
Dir.: Rogério Nunes e José Silveira (Documentário, 15’, SP, 2012 – Livre)
Uma representação lúdica do antigo Auto do Boi-Bumbá da tradição oral de Parintins, que desapareceu na década de 1960 sem deixar registros visuais.
TRAILER SITE

O pacote
Dir.: Rafael Aidar (Ficção, 18’, SP, 2012 – 12 anos)
Em uma nova escola, os jovens Leandro e Jefferson formam uma ligação instantânea e logo percebem que não se trata de uma amizade comum. Mas Jeff tem algo a dizer. Se eles querem ficar juntos, Leandro deverá lidar com algo irreversível. Algo que faz parte do pacote.
TRAILER SITE

18h30 PRAIA DO MACEIÓ Mostra competitiva

The best of lambada
Dir.: Yuri Amaral (Documentário, 24’, SP, 2013 – Livre)
The Best of Lambada resgata o imaginário dos dançarinos que protagonizaram esse fenômeno mundial, recontando suas aventuras e vivenciando o sentimento de uma época através da dança.
TRAILER SITE

A batalha do passinho
Dir.: Emílio Domingos (Documentário, 77’, RJ, 2012 – 10 anos)
Surgido nas favelas cariocas, o passinho, explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar o funk, o passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.O documentário A Batalha do Passinho acompanha de perto esse fenômeno e mostra de dentro do movimento a evolução dessa cultura.
TRAILER SITE

20h30 PRAIA DO MACEIÓ Mostra competitiva

Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade
Dir.: Pedro Severien (Ficção, 15’, PE, 2013 – 14 anos)
O artista plástico Rodolfo Mesquita costuma retratar o ser humano em sua condição ridícula e errante.
TRAILER SITE

Uma história de amor e fúria
Dir.: Luiz Bolognesi (Animação, 75’, RJ, 2012 – 12 anos)
Drama épico que atravessa episódios marcantes da história do Brasil e revê a maneira de contar cinematograficamente o passado de nosso país. O filme traz para as telas os heróis dos nossos movimentos históricos humanizados, expondo a cada cena as paixões do personagem principal pelo seu povo, seu país e a mulher que ama.
TRAILER SITE

25 de novembro, segunda-feira

08h ESPAÇO TEAR Mostra Infantil

Encantadores de histórias
Dir.: Raquel Piantino (Animação, 8’, DF, 2013 – Livre)
Através da música e do movimento, personagens inspirados no livro As mil e uma noites celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso.
TRAILER SITE

Que sapatinhos lindos!
Dir.: Alan Nóbrega (Animação, 2’, RJ, 2013 – Livre)
Uma linda bailarina, ouvindo maus conselhos, está prestes a cometer um grave erro. Mas com a ajuda de um gatinho, ela acaba fazendo uma boa ação.
TRAILER SITE



João, o galo desregulado
Dir.: Camila Carrossine e Alê Camargo (Animação, 10’, SP, 2013 – Livre)
Baseado no livro homônimo de Camila Carrossine, o filme conta a história de um galo que dormia de dia e cantava na hora em que bem queria.
TRAILER SITE

10h ESPAÇO TEAR Mostra infantil

À sombra de Mucuri
Dir.: Alunos da Escola Estadual de Mucurici (Animação, 10’, ES, 2013 – Livre)
A obra resgata a história da Guerra do Contestado, um conflito por fronteiras registrado no noroeste capixaba entre as décadas de 1940 e 1960, envolvendo os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A animação também mostra o desenvolvimento do município ao longo das décadas.
TRAILER SITE

O homem que pintava músicas
Dir.: Jackson Abacatu (Animação, 15’, MG, 2013 – Livre)
Qual será o som de uma mancha vermelha? E do vermelho com um pouquinho de cinza? Existe uma trilha sonora das montanhas, ou da música do mar?
TRAILER SITE

Apocalipse de verão
Dir.: Carolina Durão (Ficção, 15’, RJ, 2013 – Livre)
Rio de Janeiro, 45º C, praias lotadas: apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?
TRAILER SITE

A última reunião dançante
Dir.: Lisandro Santos (Animação, 12’, RS, 2012 – Livre)
O mundo nunca mais foi o mesmo depois de 1989, principalmente para Jonas, um adolescente de 14 anos que ficou em recuperação na escola. Ele só pensa em passar de ano e ficar com a menina que ele gosta, mas resta pouco tempo antes que todos saiam de férias e sua grande chance de se dar bem é “a última reunião dançante”.
TRAILER SITE

14h ESPAÇO TEAR Evento

Debate com realizador

15h IASNIN Mostra Panorama

O jogo
Dir.: Ricardo Felix (Ficção, 16’, RN, 2012 – 12 anos)
Depois que Pedro perde seu emprego no supermercado por causa do seu vício pelo futebol, sua vida muda completamente ao conhecer um novo e estranho amigo.
TRAILER SITE

Linear
Dir.: Amir Admoni (Animação, 6’, SP, 2012 – Livre)
A linha é um ponto que saiu caminhando.
TRAILER SITE

Chapada do Apodi – Morte e vida
Dir.: Tiago Carvalho (Documentário, 27’, RJ, 2013 – Livre)
A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante está prestes a chegar ao lado potiguar da chapada.
TRAILER SITE

Jessy
Dir.: Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge (Documentário, 15’, BA, 2013 – 12 anos)
Assim se chamavam as personagens da infância da atriz, dramaturga e mulher Paula Lice. Ela contará com as madrinhas para resgatar Jéssica e realizar o desejo de ser transformista.
TRAILER SITE

Uns braços
Dir.: Luciano Coelho (Ficção, 20’, PR, 2013 – Livre)
Nos anos 1950, o garoto Inácio é levado do interior para a cidade grande para trabalhar como aprendiz do meticuloso senhor Borges. O descontentamento do rapaz com a mudança acaba quando ele se depara com dona Severina, a esposa de Borges, e fica fascinado por seus braços. Durante a rotina de trabalho ele sonha com os braços de Severina, sem perceber que seu fascínio pode ter alguma reciprocidade.
TRAILER SITE

Mauá: luz ao redor
Dir.: Juliana Vicente (Documentário, 5’, SP, 2012 – Livre)
No centro de São Paulo, a comunidade Mauá vive há mais de 5 anos e está sob ameaça de despejo. No entorno da rua Mauá encontra-se a vida das 230 famílias que habitam a ocupação, e esse deslocamento pode causar graves danos a essa população. O documentário apresenta os arredores da ocupação, a trajetória da luta, da chegada, os sonhos e o destino das pessoas que não querem retornar à condição de sem-teto.
TRAILER SITE

Formiga come do que carrega
Dir.: Tide Gugliano (Documentário, 25’, SP, 2013 – Livre)
O documentário faz um mapeamento espontâneo e despretensioso da Ciranda de Pernambuco – através do encontro com seus herdeiros e guardiões vivos – revelando sua sonoridade e paisagem, sua característica surpreendentemente democrática e o risco iminente de se perder com o tempo.
TRAILER SITE

Serra do mar
Dir.: Iris Junges (Ficção, 15’, SP, 2012 – Livre)
Jonas vigia as torres de energia da Serra do Mar. Um incêndio ocorre na mata.
TRAILER SITE

17h Em frente ao IASNIN Evento

Apresentação de Boi de Reis

18h30 PRAIA DO MACEIÓ Mostra competitiva

Tremor
Dir.: Ricardo Alves Jr. (Ficção, 14’, SP, 2013 – 12 anos)
Um dia na vida de um homem. Ele procura por sua mulher, ele busca respostas, ele busca vida.
TRAILER SITE

Abrigo ao sol
Dir.: Emerson Evêncio (Ficção, 18’, ES, 2013 – 12 anos)
Sob o sol deita-se a memória de uma espera. E depois do horizonte? O que lhe espera? A busca idosa e pulsante move essa mulher, que tenta dar sentido ao tempo.
TRAILER SITE

Esse amor que nos consome
Dir.: Allan Ribeiro (Documentário, 80’, RJ, 2012 – 12 anos)
Gatto Larsen e Rubens Barbot são companheiros há mais de 40 anos. Eles acabam de se mudar para um casarão abandonado no centro da cidade, onde ensaiam com sua companhia de dança. O dia a dia da dupla envolve a criação artística e a crença nos orixás. Através da dança, eles marcam os territórios do Rio de Janeiro.
TRAILER SITE

20h30 PRAIA DO MACEIÓ Mostra competitiva

Mamucaba
Dir.: Anderson Legal (Documentário, 20’, RN, 2013 – Livre)
Inspirado na obra Rede de dormir, do historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo, o filme expressa uma atmosfera que circunda o cotidiano e a rotina da produção manual e fabril de um adereço fortemente inserido na cultura de um povo. Mamucaba contempla a arte de tecer e alinhavar o dia a dia de uma tradição que ultrapassa décadas, em paralelo a acontecimentos mundanos naturais.
TRAILER SITE

Com vandalismo
Dir.: Coletivo Nigéria (Documentário, 77’, CE, 2013 – 12 anos)
"SEM VANDALISMO!", repetiam gritando parte dos manifestantes que ocuparam as ruas de Fortaleza. Mas na multidão das manifestações, que explodiram no Brasil em junho de 2013, outros grupos empregaram métodos mais diretos. Tachados de “vândalos”, foram criminalizados por parte da grande mídia. Este documentário vai à “linha de frente” para registrar os confrontos e entrevistar os manifestantes para mostrar as motivações dos atos de desobediência civil.
TRAILER SITE

26 de novembro, terça-feira

8h ESPAÇO TEAR Mostra Infantil

Encantadores de histórias
Dir.: Raquel Piantino (Animação, 8’, DF, 2013 – Livre)
Através da música e do movimento, personagens inspirados no livro As mil e uma noites celebram a continuidade da vida e o renascimento do maravilhoso.
TRAILER SITE

Que sapatinhos lindos!
Dir.: Alan Nóbrega (Animação, 2’, RJ, 2013 – Livre)
Uma linda bailarina, ouvindo maus conselhos, está prestes a cometer um grave erro. Mas com a ajuda de um gatinho, ela acaba fazendo uma boa ação.
TRAILER SITE

João, o galo desregulado
Dir.: Camila Carrossine e Alê Camargo (Animação, 10’, SP, 2013 – Livre)
Baseado no livro homônimo de Camila Carrossine, o filme conta a história de um galo que dormia de dia e cantava na hora em que bem queria.
TRAILER SITE

10h ESPAÇO TEAR Mostra infantil

À sombra de Mucuri
Dir.: Alunos da Escola Estadual de Mucurici (Animação, 10’, ES, 2013 – Livre)
A obra resgata a história da Guerra do Contestado, um conflito por fronteiras registrado no noroeste capixaba entre as décadas de 1940 e 1960, envolvendo os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. A animação também mostra o desenvolvimento do município ao longo das décadas.
TRAILER SITE

O homem que pintava músicas
Dir.: Jackson Abacatu (Animação, 15’, MG, 2013 – Livre)
Qual será o som de uma mancha vermelha? E do vermelho com um pouquinho de cinza? Existe uma trilha sonora das montanhas, ou da música do mar?
TRAILER SITE

Apocalipse de verão
Dir.: Carolina Durão (Ficção, 15’, RJ, 2013 – Livre)
Rio de Janeiro, 45º C, praias lotadas: apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?
TRAILER SITE

A última reunião dançante
Dir.: Lisandro Santos (Animação, 12’, RS, 2012 – Livre)
O mundo nunca mais foi o mesmo depois de 1989, principalmente para Jonas, um adolescente de 14 anos que ficou em recuperação na escola. Ele só pensa em passar de ano e ficar com a menina que ele gosta, mas resta pouco tempo antes que todos saiam de férias e sua grande chance de se dar bem é “a última reunião dançante”.
TRAILER SITE

14h ESPAÇO TEAR Evento

Debate com realizador

16h IASNIN Mostra Panorama

Animador
Dir.: Cainan Baladez e Fernanda Chicolet (Ficção, 20’, SP, 2012 – 10 anos)
Ligia trabalha em um parque de diversões. Suspensa em um brinquedo de bolinhas, espera enquanto as crianças tentam acertar o alvo para derrubá-la. Seu uniforme é uma fantasia.
TRAILER SITE

Família
Dir.: Guilherme Reis (Ficção, 85’, MG, 2013 – 16 anos)
Alguns dias de uma família comum.
TRAILER SITE

18h30 PRAIA DO MACEIÓ Evento

Evento de encerramento

Premiação.

20h30 PRAIA DO MACEIÓ Encerramento

A última fronteira
Dir.: Diogo Faggiano (Documentário, 15’, SP, 2012 – Livre)
Algo se perdeu na Sumatra Ocidental.
TRAILER SITE

O mestre e o Divino
Dir.: Tiago Campos (Documentário, 83’, PE, 2013 – Livre)
Dois cineastas retratam a vida na aldeia e na missão de Sangradouro, Mato Grosso: Adalbert Heide, um excêntrico missionário alemão que, logo após o contato com os índios, em 1957, começa a filmar com sua câmera Super-8, e Divino Tserewahu, jovem cineasta xavante, que produz filmes para a televisão e festivais de cinema desde os anos 1990.
TRAILER SITE

               


http://www.mostradecinemadegostoso.com.br/programacao

I MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO

CONVITE

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, a Heco Produções e o Coletivo de Direitos Humanos, Cutura e Cidadania - CDHEC, vêm convidá-lo para participar da I Mostra de Cinema de Gostoso que será realizada entre 22 e 26 de nnovembro de 2013, em São Migue do Gostoso / RN e que pretende agitar culturalmente a cidade.

A população terá chance de ver os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, selecionados por uma curadoria coletiva feita por 40 aunos dos cursos de formação técnica e audiovisual, juntamente com a equipe da Heco Produções e direção Geral de Eugênio Puppo.

A abertura será às 20h do dia 22 de novembro, sexta feira, na Praia do Maceió onde será montado o telão.

Desde já agradecemos a sua participação, que muito engrandecerá a nossa mostra.

Atenciosamente,

Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri.        Eugênio Puppo
Prefeita Municipal.                                     Dietor Geral

DECRETO - AUSTERIDADE

Decreto Nº 13/2013.
Dispõe sobre medidas de austeridade na Administração Pública Municipal e dá outras providências.

A PREFEITA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, Estado do Rio Grande do Norte, no uso das atribuições que lhe são conferidas na Lei Orgânica do Município e,

CONSIDERANDO, que ainda perduram os reflexos da crise econômica instalada no País, provocando significativa queda de arrecadação de receitas constitucionalmente transferidas a esta municipalidade, reduzindo abruptamente, o potencial de aplicação de recursos públicos nos mais elementares e básicos custeios;

CONSIDERANDO que as ações pertinentes à manutenção das despesas administrativas, estão a merecer total atenção por parte dos diversos organismos geradores e constituidores de despesa no âmbito da administração pública, devendo ser objeto de drástica redução e limitação de empenhos;

CONSIDERANDO, que o Município de São Miguel do Gostoso encontra-se necessitando de redução de despesas para atingir ao limite de gastos com pessoal, conforme o art. 169, da Constituição Federal, regulamentado pelos arts. 19 e 20 da Lei Complementar 101/00;

CONSIDERANDO ainda, a não recuperação financeira do Município até a presente data, não havendo perspectiva para aumento de arrecadação;

CONSIDERANDO ainda a necessidade de cumprimento, dos índices do limite legal em relação à despesa de pessoal, além dos índices relativos ao ensino fundamental e pessoal e encargos obrigatórios na área de saúde, exigência da Constituição Federal, sem o atendimento dos quais as contas do exercício de 2013 serão rejeitadas pelos Órgãos de Controle;

CONSIDERANDO finalmente, que a administração municipal de São Miguel do Gostoso não medirá esforços no sentido de prover a sociedade das mínimas ações de que o Poder Executivo tem como atribuição, respeitada sua real capacidade financeira;

CONSIDERANDO nesse contexto a incerteza e impossibilidade de planejamento de despesas e de impacto orçamentário no aumento de despesas com pessoal, limitando-se à sua oneração as necessidades irremediáveis de recursos humanos para o bom funcionamento da administração, se determina como segue.

DECRETA:

Art. 1° - Ficam limitadas à expressa determinação do Chefe do Poder Executivo todas as ações e investimentos, até o dia 31 de dezembro de 2013, que versem sobre:

I – novos investimentos no Município, com exceção dos necessários para o cumprimento dos percentuais mínimos estabelecidos pela Constituição Federal nas áreas de educação e saúde e daquelas obras consideradas urgentes para atendimento às famílias atingidas pela seca;
II – novas nomeações de servidores efetivos, contratações ou convocações;
III – Novos afastamentos ou cedências de servidores, com ônus para o Município;
IV – novos afastamentos de servidores para estudos, cursos, seminários, com ônus para o Município;

V – a concessão de:

a) Novas gratificações para prestação de serviços extraordinários, quando não autorizados expressamente pelo Prefeito Municipal;
b) Novas licenças para tratar de interesses particulares, quando implicarem em nomeações para substituições;
c) Gozo de férias e licença- prêmio, quando implicarem em substituições ou convocações; e
d) Diárias e passagens, sendo concedidas somente em caráter excepcional e autorizadas exclusivamente pelo Prefeito Municipal.

Parágrafo Primeiro - Fica vedado todo e qualquer ato administrativo que enseje em aumento de despesas com pessoal ou que gere impacto orçamentário nesse elemento de despesa no corrente ano, salvo por cumprimento de norma de direito indisponível, por decisão judicial ou constatação de necessidade irremediável, caracterizada e fundamentada a urgência e devidamente autorizada pela Prefeita Municipal.

Parágrafo Segundo - As obras em andamento deverão ter seus cronogramas de desembolsos para 2013, ajustados e revistos, assim como, as realizadas através de convênios cuja contrapartida ainda não tenha sido depositada, sempre que possível.

Art. 2° - Fica determinada a redução em, no mínimo, 30% (trinta por cento) em relação à media dos gastos efetuados até 30 de outubro do corrente exercício, no que se refere a:

I – consumo de água;
II – consumo de energia;
III – telefonia;
IV – combustíveis e outros materiais de consumo;
V- serviços de terceiros prestados por pessoa física e jurídica;
VI – alimentação;
VII – locação de imóveis;
VIII – locação de veículos;
XIX – realização de eventos.

Parágrafo Único – Os consumos de água, energia, telefonia, material de expediente e combustíveis deverão ter suas metas de redução comparadas com o mês anterior, de forma a ter-se um parâmetro homogêneo de analise, ou seja, levando-se em consideração o critério da sazonalidade necessária e a tipicidade dos gastos.

Art. 3° - Além das medidas emergenciais tratadas pelos Artigos 2º e 3º deste Decreto, os órgãos e entidades da Administração Municipal deverão observar, permanentemente, os seguintes procedimentos:

I – os telefones somente serão utilizados para uso do serviço, sendo restrita a ligação para aparelho celular, excetuada quanto verificada a devida urgência;
II – a impressão de documentos e suas reproduções limitar-se-ão à quantidade absolutamente necessária;
III – a utilização de veículos deverá ser minimizada, visando à obtenção de economia de combustíveis e reposição de peças de manutenção.

Art. 4° - Para o alcance total dos objetivos propostos neste Decreto, devem os dirigentes dos órgãos e entidades municipais:

a) Zelar pelo cumprimento destas medidas;
b) Executar as ações programadas em sua área de atuação;
c) Manter rígido controle no fornecimento de combustíveis e utilização dos veículos oficiais; e
d) Acompanhar e controlar a distribuição de recursos humanos, remanejando-os, quando necessário, de uma unidade para outra.

Art. 5° - Cabe a todos os Secretários Municipais acompanhar o cumprimento das disposições contidas no presente Decreto, bem como adotar as demais medidas necessárias à sua implementação.

Art. 6° - Ficam, finalmente, os titulares das Secretarias Municipais, no prazo, não superior a 15 (quinze) dias da edição deste ato, obrigados a apresentar ao Chefe do Poder Executivo relatório contendo os cargos públicos considerados vagos há mais de um exercício, com objetivo da adoção de providências executivas de suas respectivas extinções, assim como, o levantamento integral da folha de pagamentos de cada Secretaria, para uma análise pormenorizada dos gastos em folha e tomada de decisão sobre medidas inadiáveis de redução de despesas.

Art. 7° - Os demais casos e ações não reguladas por este Ato deverão ser trazidos à consideração superior pelos respectivos Secretários Municipais e gestores de Fundos Especiais a fim de tomada de decisão.

Art. 8º - Os servidores e prestadores de serviço que desobedecerem a presente norma deverão ser imediatamente submetidos à Processo Administrativo próprio de apuração do descumprimento e aplicadas as devidas sanções.

Parágrafo Único. Fica, desde já, firmado a interpretação normativa que enquadra o descumprimento do presente Decreto como oposição de resistência injustificada ao cumprimento de ordem superior (art. 130, inciso IV, alínea “a”, do Regime Jurídico Único dos Servidores), cuja pena mínimo para o servidor é a suspensão (art. 141, inciso II, do RJU), sem prejuízo à análise individual de demais tipificações legais.

Art. 9° - Este Decreto entra em vigor na data de sua assinatura e afixação no átrio da Prefeitura Municipal, convalidando todos os atos com a publicação no Diário Oficial dos Municípios, revogando-se disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se, Cumpra.

Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso-RN, 05 de novembro de 2013.
Maria de Fátima Tertulino Dantas Neri
Prefeita Municipal

NOVO DELEGADO EM TOUROS - BLOG DA CÂMARA


Na sessão do dia 04 de novembro, o novo delegado da polícia civil de Touros, Robson Coelho, também responsável pelo Município de São Miguel do Gostoso, foi à Câmara do município para se apresentar aos vereadores e à população.

O Delegado tem histórico de bons serviços prestados nas delegacias pelas quais trabalhou, à exemplo das Delegacias de São José de Mipibu e de Nova Cruz, onde organizou e deu rapidez a processos entulhados há vários anos.

Sobre a nova lotação, o Delegado afirmou que, não obstante as dificuldades estruturais da polícia civil, está disposto a trabalhar de forma criativa e árdua pelos municípios de Touros e São Miguel do Gostoso. 

NOVO VEREADOR E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EM GOSTOSO


Izabel de Matos deixou as atividades de vereança para um novo desafio, ela é a nova Secretária de Educação do Município. Quem ocupava o cargo era o Vice Prefito paulo Roberto.

Os vereadores de São Miguel do Gostoso desejam sucesso nessa nova empreitada e acreditam na capacidade da vereadora licenciada.

Ao longo dos 11 meses como vereadora, Izabel de Matos exerceu suas atividades com dedicação e presteza.

Na sessão ordinária do dia 11 de novembro, tomou posse o novo vereador. Trata-se de Neuzivan Ferreira,também conhecido como Nenê dos Morros. Assim como a vereadora licenciada, Izabel de Matos, Nenê dos Morros representa o partido dos Democratas.

Na mesma sessão, foi feita uma nova eleição para eleger o vice-presidente, já que o posto era ocupado pela ora secretária de educação Izabel de Matos, tendo sido eleita para o posto a vereadora Maria Josalete.

PREFEITAS EM BRASÍLIA

A Prefeita Fafá Dantas está em Brasília juntamente à outras prefeituras para reivindicar melhorias para os Municípios. 

Atualmente, o governo federal repassa 23,5% do que arrecada com Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e Imposto de Renda (IR), excetuando-se os incentivos fiscais e as restituições. 

As prefeituras solicitam que esse percentual passe a ser de 25,5%, o que representaria um incremento de R$ 6,2 bilhões ao ano.


No gabinete do Presidente da República em exercício, Henrique Alves, para discutir a delicada situação dos municípios nordestinos. Estamos na luta!


Henrique Alves nos recebe em seu gabinete e escuta reivindicações pelo aumento do percentual repassado a título de FPM - Fundo de Participação dos Municípios. 

JORNALISTAS ARGENTINOS


De 22 a 23 de novembro estaremos recebendo um PRESS TRIP da Argentina.

Press trip é um convite à jornalistas dos mercados prioritários, para conhecer atrações turísticas dos segmentos divulgados pela Embratur.

O resultado de uma Press Trip é a veiculação de reportagem positiva dos destinos apresentados, de forma a atingir o público final dos maiores emissores de turistas para o Brasil.

Os jornalistas visitarão os pontos turísticos de São Miguel do Gostoso e participarão ainda da abertura da I Mostra de Cinema. O empresariado local, como de costume, contribuiu para receber a equipe de 10 pessoas.

A solicitação da Secretaria de Turismo do Estado mostra que São Miguel do Gostoso está, finalmente, sendo reconhecido como um dos destinos preferidos do RN, ao lado de Natal e Pipa.

CADASTUR EM GOSTOSO


A Secretaria de Turismo de São Miguel do Gostoso, em uma ação conjunta com a Secretaria Estadual, informa que no dia 21 de novembro estarão na Cidade os agentes do CADASTUR, para auxiliarem no cadastro, evitando que seja necessário ir a Natal para fazê-lo.

CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos cadastrados.

Conforme disposto nos artigos 21 e 22 da Lei n.º 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro tornou-se obrigatório e contempla os prestadores de serviços turísticos constituídos na forma de empresário individual, as sociedades empresárias, sociedades simples e os serviços sociais autônomos que prestem serviços turísticos remunerados e que exerçam atividades econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O CADASTRO
a) Ficha de Cadastro eletrônica ou impressa devidamente preenchida;
b) Cartão de Inscrição no CNPJ;
c) Cópia dos Atos Constitutivos da razão social e seu registro no Órgão Público competente, a saber:
- Empresário Individual: Requerimento de Empresário na Junta Comercial
- Microempreendedor Individual: Certificado da Condição de Microempreendedor Individual – CCMEI no Portal do Empreendedor
- Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa e Serviço Social Autônomo: Estatuto e Ata da Assembléia Geral de Constituição na Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de cooperativas.
- Sociedade Simples: Contrato Social e suas alterações no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas

d) Registro na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), no caso das Cooperativas;
e) Termo de Responsabilidade devidamente assinado pelo representante legal;
f) Carteira de Identidade – RG, para os microempreendedores individuais.

Prepare seus documentos, entre no site, tire as dúvidas conosco e fique pronto para solicitar seu Cadastro.

No site é possível verificar as empresas já cadastradas do município. 

sábado, 9 de novembro de 2013

BLITZ DO DETRAN

Coronel Freitas

Foto André Correia

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual esteve em São Miguel do Gostoso no dia 06 de novembro em uma grande blitz, conforme combinado e solicitado pela cidade na Audiência sobre Segurança Pública.

Segundo o comandante do CPRE, coronel PM Francisco Canindé de Freitas, a lei é para todos. Não adianta vir recolher os menores de moto, que deixa os escapamentos abertos para fazer ruído, se não forem autuados os demais delitos de trânsito.

Muitas motos foram apreendidas, assim como veículos com documentos vencidos, que também foram levados. O Detran promete voltar sem aviso, duas ou três vezes por semana, alternando com Touros.

A questão dos quadriciclos é a mais delicada. Apesar de ser uma atividade desenvolvida no município, com cerca de 18 unidades, entre empresários legalizados e não legalizados, os quadriciclos não são veículos autorizados a andar na estrada ou nas praias, somente em terrenos particulares, agrícolas.

Muitas agências estão com reservas de quadris para a temporada, inclusive com o pagamento já efetuado, mas, segundo o Coronel Freitas, não poderão circular. A saída seria definir novos roteiros em propriedades particulares, perto de lagoas e dunas.

Ontem o Detran voltou á cidade, paralisando inclusive os moto-táxis, que são alguns dos mais irregulares. Mas muitos buggeiros também não têm nem habilitação.

Veja mais sobre a discussão da legalização de quadriciclos no Brasil, nos links abaixo:

http://www.detran.rn.gov.br/noticias.asp?qsIdNoticia=503

http://www.notisul.com.br/n/ultimas/polemica_sobre_rodas-33747

http://www.marechalnoticias.com.br/noticias/geral/resolucao-do-centran-proibe-trafego-de-quadriciclos-em-vias-publicas-em-todo-estado/

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CEcQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.ctbdigital.com.br%2F%3Fp%3DInfosArtigos%26Registro%3D285%26campo_busca%3D%26artigo%3D96&ei=DbN-UqvJN-nRsASnuYDwDw&usg=AFQjCNH6tpks19-RgEPMBXugWwYP5l_vFA&sig2=ePMRRpKbGNZXu4rZW3tRDQ&bvm=bv.56146854,d.cWc&cad=rjt

REUNIÃO DE SECRETÁRIOS COM A PREFEITA




Aproveitando a paralisação das Prefeituras, a Prefeita Fafá Dantas reuniu em Natal secretários, contador, assessoria jurídica, a Presidente da Câmara e ainda funcionários administrativos para definição de novas diretrizes e metas da Administração Municipal.

A exemplo dos outros Municípios, a Prefeita sabe da necessidade de apertar os cintos para que a cidade possa sobreviver com o pouco recurso que chega. A adequação deve-se ao fato de que há excesso de cargos e despesas com pagamento de salários. Além disso, as dívidas da Prefeitura são muitas.

Na reunião foram discutidos a folha de pagamento, contratos temporários, os repasses como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios, que é uma transferência constitucional da União para os Estados) e outros assuntos.

Cada Secretário terá que analisar uma vez mais sua folha, para reformulação do quadro e diminição de despesas. Algumas providências terão de ser tomadas de imediato, como as horas extras, gratificações férias e licenças, que serão cortados imediatamente para que não seja necessário chegar ao que aconteceu em Touros: 499 demitidos, entre contratos e cargos em comissão.

No dia 19 a equipe estará novamente reunida em Natal para o planejamento de 2014.

CVC EM GOSTOSO


Valter Partriani, Superintendente da CVC.

Decca Bologna, da Potiguar Turismo, receptivo da CVC em Natal.

Decca Bologna, da Potiguar Turismo, receptivo da CVC em Natal, está solicitando reunião com as pousadas que têm interesse em recebê-los.

Decca tem sido vista pela cidade há algums semanas estudando o destino, mas o trade não parece muito interessado, temendo o turismo em massa que, a exemplo de Porto Seguro, traz inúmeros problemas ao destino.

Já o Superintendente da CVC, Valter Patriani disse na quinta feira que São Miguel do Gostoso é o novo destino a partir do ano de 2014. Em 2011 a CVC tenntou entrar no mercado local mas a idéia acabou não vingando.

Ainda não há nada definido e a operadora deverá fazer uma reunião como os empresários nas próximas semanas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

INAUGURAÇÃO DA UNIDADE DE SAÚDE ADIADA

Por motivos de saúde de dona Isabel Neri, mãe da Secretária de Saúde, Teresa Neri, informamos que a Inauguração Oficial da Unidade será adiad, para data ainda a definir.

A Unidade de Saúde encontra-se em funcionamento normal.
Agradecemos a compreensão.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

130 PREFEITURAS FECHAM EM PROTESTO CONTRA CRISE - G1


05/11/2013 12h15 - Atualizado em 05/11/2013 12h15
Protesto está previsto para esta terça e quarta-feira (6).
Fechamento não afeta os serviços de saúde, educação e limpeza pública.

Do G1 RN

Nesta terça-feira (5), cerca de 130 municípios do Rio Grande do Norte fecharam as portas das prefeituras em protesto contra a crise financeira enfrentada pelas administrações municipais. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, em entrevista ao Bom Dia RN desta terça.


Assista ao lado a entrevista.

O protesto é nacional, faz parte do movimento SOS Municípios e deve perdurar até quarta-feira (6). “Isso é um grito de quase desespero, principalmente dos municípios de até 15 mil habitantes que têm como fonte de receita entre 70% e 80% no Fundo de Participação dos Municípios e não têm outras receitas que possam compensar. Para se ter uma ideia da gravidade da situação, nos últimos 5 anos, o piso dos professores subiu 60%, o salário mínimo 52%, e o FPM - nesses municípios - 25%. Assim não fecha a conta”, disse Jaime Calado.

Segundo ele, apenas as sedes das prefeituras irão permanecer fechadas nesta terça e quarta-feira, mas os serviços como saúde, educação e limpeza pública funcionarão normalmente. Ele destacou que nos dias 11 e 12 deste mês os prefeitos do RN irão a Brasília. “Nós queremos, entre outras coisas, a aprovação da emenda constitucional 39 que aumenta em 2% o FPM porque isso dará um alívio para que os prefeitos possam governar minimamente”, afirmou.

O vice-presidente da Femurn disse ainda que o problema financeiro vivido pelas prefeituras só será resolvido com um novo pacto federativo que redistribua melhor os tributos. “Atualmente a arrecadação de tributos fica quase toda com o governo federal, os estados ficam com 25% e nós municípios que pela constituição deveríamos ficar com 22% , só recebemos 18%”, explicou.

http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/11/130-prefeituras-do-rn-fecham-em-protesto-contra-crise-diz-femurn.html

GOSTOSO APOSTA NO TURISMO LOCAL - TRIBUNA DO NORTE


Em São Miguel do Gostoso, a atividade hoteleira e do turismo, com boa oferta de restaurantes, bares e pousadas, além de casas de veraneio, empresta ares cosmopolita à pequena cidade, se comparada aos demais caçulas do Estado. Mas a economia não é pujante a ponto de desprezar o peso do repasse de FPM. A cidade saltou de um IDH de 0,218 em 1991 para 0,591, em 2010 - uma evolução de 171,1%. A maior escolaridade com abertura de novas escolas, vagas e matrículas pode ter puxado para cima o indicador, segundo especialistas. A cidade tem 19 escolas da rede municipal, mas precisa avançar no Ideb - 2,8 em 2011. 

“Tivemos progressos nesse sentido, na qualificação de professores e uso de novas tecnologias e material de apoio pedagógico”, disse a vice-diretora da Escola Municipal Ana Ribeiro Barbosa, Nádia Cristina Cardoso Venâncio.

O pescador João Batista Silva, de 51 anos, conta que a atividade pesqueira reduziu ao longo do tempo, sobretudo a pesca da lagosta. “Quem não está na pesca, trabalha com turismo. Aqui só fica desempregado quem quer”, disse. A opinião é partilhada pela camareira Danielle Dones, 22 anos, que há quatro, trabalha na área, mas lembra que exige mão de obra qualificada. 

http://tribunadonorte.com.br/noticia/gostoso-aposta-no-turismo-local/265630