quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MARCO DO DESCOBRIMENTO

A lindíssima Praia do Marco, na divisa de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, é onde ficam o Marco do Descobrimento, a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e o antigo cemitério.

Foto André Correia

Recentemente, a AMAC (Associação dos Moradores e Amigos de Cauã), em parceria com a SERVENG, Prefeituras de Gostoso e Pedra Grande e com a ajuda de empresários da Casa de Taipa (restauração das imagens), Quiel da Agência Passeios em Gostoso (cedeu o andaime e ajudou a retelhar a capela) e Prisciano (Nino) e Paulo representando o Grupo Jovem de Tabua - (doaram as telhas), a capela foi restaurada e a réplica foi relocada para um local mais adequado, pois sua base estava cedendo devido aos avanços do mar. Também estão sendo tomadas providências para cercar a área do cemitério evitando que carros e motos passem sobre o local.


No sábado passado, foi a vez dos Escoteiros (33° Lobos do Mar) e Prefeituras fazerem uma limpeza na praia, que estava com muito lixo espalhado.




Na última terça feira, Dona Tânia Teixeira, esteve em Gostoso para conversar sobre o lançamento de seu livro, "Arraial do Marco, Nosso Porto Seguro", que fala sobre as evidências da chegada dos Portugueses ao RN, e somente posteriormente à Bahia.

 

A Praia do Marco terá futuramente um Memorial, que já está em planejamento, idealizado ela AMAC, em uma realização das Prefeituras de Gostoso e Pedra Grande, com apoio da SERVENG, IPHAN, CERNE e financiamento do BNDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário