quarta-feira, 30 de abril de 2014

ALUNOS UFRN



Hoje pela manhã a professora Maria Aparecida Pontes da Fonseca do DGE/UFRN (Departamento de Geografia) e alunos do Turismo, vieram a Gostoso fazer uma aula de campo com o objetivo de caracterizar o funcionamento do sistema turístico daqui.

A Secretária de Turismo Ana Carolina Scheel fez uma palestra aos alunos, que depois visitaram o Clube Kauli Seadi e o Condomínio Shamballa de Anton Munnik, a pedidos.

Os alunos receberam o material institucional do Município e foram instruídos a obter mais informações no blog oficial da prefeitura www.prefeituradogostoso.blogspot.com.br.

Agradecemos a visita, é um prazer dividir com vocês nossa cidade! 





Fotos Club Kauli Seadi

terça-feira, 29 de abril de 2014

SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL - EÓLICAS E PROFESSORES

O dia ontem foi movimentado na sessão da Câmara. Professores pediam plano de pisos e salários, pelo sindicato.

Depois, a lei que define a área de instalação das eólicas também foi discutida. Entre os que estiveram presentes, o diretor do CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Sr. Jean Paul Prates, que prestou esclarecimentos sobre a instalação e mitos sobre a geração de energia. "Algumas pessoas acham que a eólica causa radiação ou impotência".

Isso é tudo um grande desconhecimento das pessoas. A energia eólica é uma das mais "limpas" existentes e o Rio Grande do Norte é uma das grandes forças de vento do país. Ao contrário de hidrelétricas, que alagam áreas enormes e encobrem maravilhas como o caso de a Itaipu e as 7 Quedas, por exemplo, a geração de energia eólica acaba incomodando mais por causa do visual.

É impossível ver a geração de emprego e renda e os trabalhos realizados nas comunidades, como é o caso da CPFL e seu Programa de Desenvolvimento Sócio Ambiental, que contemplou ações que atingissem as comunidades mais necessitadas, como agricultores, pescadores e produtores.

Outro benefício trazido pelos ventos foi a doação da Serveng de equipamentos para a unidade Básica de Saúde, sem os quais não seria possível atender a população.

A sugestão do CERNE sobre a lei foi mapear a região para definir os limites da eólica caso a caso, ao invés de limitar a 2 mil ou 3 mil metros.

Vamos aguardar os resultados!









                                       

GOSTOSO ECOTUR

Gostoso Ecotur: alternativa de ecoturismo em São Miguel do Gostoso

Gostoso Ecotur nasce da ideia de fazer um ecoturismo gostoso, a partir das ideias de jovens protagonistas que, com a coordenação da AMJUS em parceria com o Projeto Responsabilidade Social do Sebrae/RN, cria, através do projeto Aventura Legal – uma experiência piloto da AMJUS, uma agência de passeios ecológicos com uso de bicicletas bem equipadas, trilhas e roteiros bem elaborados, gerida por jovens da comunidade de São Miguel do Gostoso.



Os jovens da Gostoso Ecotur também são “condutores de grupos de turismo” e os passeios são repletos de conteúdos históricos e belezas naturais, passando por praias e pontos turísticos de São Miguel do Gostoso, oportunidades únicas de conhecer a fundo a história e cultura da cidade enquanto pedala e nutre a saúde.

A Gostoso Ecotur oferece pacotes de passeios ecológicos em grupos, alguns adaptados para casais, com roteiros planejados, que são acompanhados por jovens condutores qualificados e, nos casos de passeios com bicicletas, estas são especiais incluindo os equipamentos de segurança e orientação de uso. O cliente escolhe o passeio que pode inclusive ser agendado.

Como isso funciona? O grupo de turistas, ou clientes em geral, interessados numa aventura, procuram a agência! Lá escolhem o passeio que quer fazer, seja grupo em família, grupos de amigos, ou mesmo casal e combinam tudo com os agentes! No horário combinado os clientes recebem as bikes, os equipamentos de segurança e seguem o passeio escolhido, conduzidos por dois jovens "condutores" que orientam todo o trajeto, inclusive às surpresas agregadas ao roteiro, de modo a apreciar bem à natureza e tudo de bom que ela oferece. E para aqueles que só desejam dá uma voltinha batendo papo ou simplesmente sozinho, os jovens também oferecem a opção de aluguel de bicicletas!

Pousadas de São Miguel do Gostoso já sugerem os tais produtos como alternativas para seus clientes! Os produtos oferecidos pela Gostoso Ecotur são todos relacionados com a educação e preservação ambiental, inclusive a promoção da educação voltada á preservação da vegetação, dunas e tartarugas marinhas, levando os seus clientes a sentir e vivenciar o prazer de conviver com a natureza.

A Gostoso Ecotur encontra-se sediada na Rua Praia da Xêpa, 128, (entrada para Praia da Xêpa) em São Miguel do Gostoso, com contatos através nos números (84) 8111-3129 (Vivo), 9212-6238 (Claro) e 9668-4890 (Tim) e também no facebook em facebook.com/gostosoecotur. Ao utilizar os serviços da Gostoso Ecotur o cliente colabora com a promoção da juventude, com a educação ambiental e a preservação do meio ambiente.

Gostoso Ecotur foi citada pela AMBITUR - Revista de Turismo de Portugal - Veja AQUI!

O Projeto:

Gostoso Ecotur, o empreendimento juvenil, se materializou na agência de passeios ecológicos com a aprovação do Projeto Aventura Legal, proposto pela AMJUS no Edital de seleção de projetos lançado pela CPFL Renováveis, através do Programa de Desenvolvimento Socioambiental, que apoiou financeiramente a condição de equipar a agência para os jovens.







MATERIAL PARA COPA - GOSTOSO E... EÓLICA!!

                                    

Um pouco de falta de conhecimento de quem preparou o material publicitário do governo estadual para a COPA. Provavelmente o autor ainda não veio a Gostoso! 

Não é de hoje que São Miguel do Gostoso figura no mapa para turistas estrangeiros do kite e windsurf.... Valorizado internacionalmente, ainda somos um pouco desconhecidos até para o Governo do Estado. 

Mas, com tantas paisagens, esportes náuticos, natureza, ecologia, cultura, ente receptiva, o anúncio publicado na Revista da Gol mostra só uma foto de aerogeradores... Nada contra a eólica, ao contrário, as empresas tem sido grandes parceiras, com melhorias para as comunidades, trazendo empregos e desenvolvimento. E traz turistas, pois as famílias de quem trabalha acaba vindo conhecer a região.

Mas temos muito mais o que mostrar! O por-do-sol de Tourinhos com as torres ao fundo não saiu, mas colocamos abaixo algumas sugestões para a próxima vez.

E você... sabe o que é Gostoso??

https://www.youtube.com/watch?v=mM9odcYfsV8

                                                  


segunda-feira, 28 de abril de 2014

HOTÉIS NA COPA EM NATAL

Vinícius Menna - Repórter

O cenário para a Copa do Mundo que era visto como negativo pela hotelaria de Natal, com a devolução de 60% a 80% dos apartamentos reservados pela agência Match, da Fifa, já começa a dar sinais de mudança, ao menos para as grandes redes. Em estudo realizado entre a segunda e a terceira semana de abril, o Fórum de Operadores Hoteleiros no Brasil (FOHB) identificou que entre as redes de Natal há registro de 81% de vendas concretizadas, colocando a capital potiguar na segunda colocação entre as sedes que mais venderam diárias. O índice só é inferior ao do Rio de Janeiro, onde chega a 87%.

De acordo com o levantamento do FOHB, 5 mil diárias foram vendidas em Natal. Conforme o estudo, a capital potiguar ainda dispõe de 15% dos leitos e outros 4% permaneceram bloqueados pela Match. As redes presentes em Natal somam 777 leitos em seis hoteis, segundo o Fórum.

Magnus Nascimento

Arena das Dunas: estádio da Copa em Natal deve atrair torcedores e potenciais consumidores em junho. Entre as grandes redes em Natal, o jogo que mais atraiu hóspedes foi Gana e Estados Unidos, com ocupação de 85% dos leitos. O segundo jogo mais atrativo foi México e Camarões, com 84%, seguido por Japão e Grécia, com 79% das vendas efetivadas. O último colocado foi Itália e Uruguai, que somou 74% dos apartamentos vendidos. Em todos os casos, a conta incluiu o dia do jogo e a véspera. 

A capital potiguar só ficou atrás do Rio de Janeiro no estudo apresentado pelo FOHB, somando 87% das vendas concretizadas entre os hoteis associados. O pior resultado foi deSão Paulo, que apareceu na pesquisa com 24% dos leitos já vendidos. 

A reportagem buscou junto ao FOHB um representante para comentar os números, mas não havia ninguém disponível. Conforme noticiado pelo UOL, a diretora executiva do Fórum, Flávia Matos, atribuiu a situação de São Paulo à alta capacidade hoteleira da cidade que, segundo ela, “pode acomodar muito mais do que uma Copa do Mundo”. Ela considerou o fato da capital paulista ter ocupação motivada pelo turismo de negócios.

Natal

Para não ficarem no prejuízo, hoteleiros que tiveram leitos devolvidos pela Matchtiveram que buscar estratégias para atrair hóspedes. Uma delas foi baixar os preços. Embora não informe os valores das negociações, o diretor-presidente do Marsol Hotel, Felipe Lundgren, explica que a redução dos preços foi necessária. 

No caso do Marsol, das 3 mil diárias reservadas de 12 de junho a 13 de julho, a Fifa só ficou com 28. Dos 144 apartamentos que dispõe, 100 foram reservados. “Só ficaram com 28 diárias, o que dá uma média menor do que 1 apartamento por dia”, explica.

Emanuel Amaral

Maioria dos leitos que a Fifa reservou foram devolvidos, mas empresas têm conseguido virar o jogo. Optando por baixar preços, ele diz que tem conseguido reverter a situação e hoje já garantiu cerca de 80% da ocupação nos dias de jogos. Por outro lado, no mês, a taxa de ocupação deverá ficar entre 50% a 60%.

O diretor do Hotel Majestic Natal, Abdon Gosson, garante que terá 100% dos 130 apartamentos ocupados de 11 a 26 de junho. “A procura do nosso hotel é exceção. Vamos receber presidentes de companhias aéreas, diretores de empresas, altos executivos, pessoas que querem ficar em um hotel com o nosso perfil”, explica. 












http://tribunadonorte.com.br/noticia/copa-em-natal-hoteis-em-alta-alugueis-em-marcha-lentissima/280239

domingo, 27 de abril de 2014

AULA INAUGURAL PRONATEC



Prefeita Fafá Dantas participando da solenidade


Prefeita Fafá Dantas

Foi realizado nesta manhã de sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, a aula inaugural dos cursos do PRONATEC/UFRN pactuada pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, na gestão da prefeita Fafá Dantas.

O evento teve a participação da Prefeita Fafá, o Vice Prefeito Paulo Roberto, a Presidente da Câmara Municipal Francisca Pinheiro, o Coordenador do CRAS Francisco dos Anjos, a Coordenadora do ACESSUAS TRABALHO Cinthia Monayra, o supervisor do PRONATEC/UFRN das turmas de Gostoso Sidney Praxedes, a orientadora dos professores Edvânia Câmara, a representante da Empresa BioGeo Gestão e Projetos Luciana Ribeiro, a vice diretora da Escola Ana Ribeiro Conceição Modesto, os professores das turmas e todos os alunos inseridos nos cursos.



quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO ONG AMJUS

NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre declarações da ONG STV BRASIL
23 Abril 2014

A AMJUS vem, por meio deste, fazer um breve esclarecimento em relação a declarações feita pela Sociedade Terra Brasil (STV Brasil), por meio do Sr, Percerval Carvalho, que se identifica como assessor jurídico da instituição, como muitos aqui devem ter visualizado.

Bandeirolas que sinalizam ninhos de tartarugas marinhas em toda orla de São Miguel do Gostoso

A STV Brasil, como vem publicando em seu perfil no facebook e compartilhado em diversos grupos, mais precisamente o Sr. Percerval Carvalho, que é quem tem mobilizado essas informações, em que pese a sua dita preocupação em salvar a natureza, vimos ressaltar que há um grande mal entendido nas suas informações, primeiro ao afirmar em suas publicações que os animais, se referindo a tartarugas marinhas, "estão sendo dizimados sem QUALQUER PROTEÇÃO na área de São Miguel do Gostoso!

Ressaltamos que há, no mínimo, uma falta de conhecimento ou simplesmente o interesse em não saber, pois é impossível o Sr. Percerval não ver as dezenas e dezenas de bandeirolas com a sinalização de “desovas de tartarugas marinhas” em TODA a orla de São Miguel do Gostoso. Realmente, impossível não ver, por isso é uma surpresa que o mesmo senhor não saiba que existe sim um trabalho de proteção aos animais nessa área!

Segundo, o MESMO ainda fala de equipe da STV que monitora os ninhos..., Então que apresente sua equipe, inclusive suas devidas licenças/autorizações para atuação na área, antes de por em dúvida o trabalho legal das organizações, com a sua devida devoção à natureza conforme cita. A ONG NUMAR (Núcleo de Meio Ambiente Renovável) realiza um trabalho monitoramento na área que segue da Praia de Tourinhos à Praia do Marco. A ONG AMJUS tem um monitoramento efetivo na orla urbana do município e que segue da Ponta do Santo Cristo até Praia do Tourinhos, e dizemos, com uma equipe,apesar de voluntários, devidamente treinados e capacitados pelo TAMAR e devidamente autorizados/licenciados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), autarquia do Governo vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por esse tipo de atividade.

Se há predação de algum ninho por animais silvestres, isso ocorre em todas as temporadas e em todas as áreas de monitoramento do país e do mundo, pois que não há como os técnicos ficarem as noites todas na vigilância de cada um das dezenas de ninhos, embora a AMJUS já tenha iniciado a instalação de uma proteção com tela para os ninhos de tartarugas marinhas em determinadas áreas, mas que para isso, não se faz de qualquer forma Sr. Percerval, mas também com a devida AUTORIZAÇÃO do ICMBIO, já que, como advogado, deve saber, sendo a tartaruga marinha espécie classificada em risco de extinção, seu manejo segue regulamentação própria.

É importante saber ainda que, os técnicos de campo, popularmente chamado de "tartarugueiros", são devidamente treinados e desenvolvem atividades observando o tempo, a temperatura do dia, a distância que as tartarugas estão da superfície, os procedimentos de marcação de ninhos... O senhor da STV Brasil, como qualquer outro, ao encontrar casos de violação ou algo particular, deveria dar o exemplo de informar às organizações autorizadas e treinadas para isso, para que realizassem os procedimentos recomendados e legais, em vez de simplesmente polemizar a partir de um caso natural, para dizer que está a STVBrasil está realizando o trabalho e que o trabalho não está sendo feito na região.

Mas de 100 ninhos, Sr. Percerval, estão registrados e monitorados em toda a orla de São Miguel do Gostoso pelas ONGs. O Senhor da STV Brasil, também, ao encontrar um sinal de desova antes dos técnicos de campo ou "tartarugueiros", poderia, e deveria, fazer como fazem pescadores, bugueiros e outros... Que quando encontram, esses sinais avisam, e os técnicos vão até o local, registram, marcam os ninhos, registram seus dados, monitoram até seu nascimento e inserem nos bancos de dados que periodicamente são relatados para o ICMBIO através do seu sistema de informação. O referido senhor, portanto, em vez disso, tem colocado bandeirolas iguais às usadas pelos técnicos nesses locais, que chega a confundir os técnicos que passam em campo. Com isso, ficam esses ninhos, esses marcados e ditos monitorados pelo Sr. Percerval, sem uma numeração de registro, sem ser contabilizado no banco de dados, sem entrar no banco de informação, o que tem como resultado “atrapalhar” no trabalho que já necessita do apoio de todos para que seja efetivado com eficiência. Além de fazer publicações de animais que chegam mortos à praia para insinuar abandono, o que parece, no mínimo, ação mal intencionada.

E esse trabalho, no âmbito da AMJUS, senhor Percerval, STV Brasil e população em geral, é ainda coordenado por um "pesquisador titular" e também uma bióloga, todos sempre disponíveis para dialogar e interagir com qualquer pessoa ouinstituição da comunidade ou interessados para quaisquer esclarecimentos, ressaltando, todos voluntários! E até o momento, nunca recebemos nenhuma comunicação a partir de alguém da STV Brasil, a não ser através das especulações em rede social e em comentários, como no caso de comentários insinuosos e ignorantes, também identificados como do Sr. Percerval, no blog do jornalista Emanuel Neri, ao se referir a atividade da ONG de São Miguel do Gostoso, veículos que o senhor está livre para se expressar, mas que sugerimos se inteirar das informações, pois os animais não estão sendo “dizimados sem nenhuma proteção”, mais de 100 ninhos de tartarugas marinhas estão marcados e monitorados” em toda a orla de São Miguel do Gostoso. A saber!

terça-feira, 22 de abril de 2014

LIVRO ARRAIAL DO MARCO - NOSSO PORTO SEGURO

Foto Heldene Santos

Depois do belo evento na Pousada Arraial no Marco, com apresentação para autoridades, hoje é dia de lançamento na Livraria Saraiva.

Tânia Maria da Fonseca Teixeira, a escritora, e a jornalista Rosângela Portela estarão no Midway Mall, em Natal, à partir das 17h00.

Imperdível!

ANIVERSARIANTE DO DIA - VANINHA


Hoje é aniversário de Maria Lucivânia, a Vaninha, Coordenadora de Recursos Humanos. Parabéns à nossa querida colega! Felicidades!!

NOVA BRINQUEDOTECA DA ESCOLA MUNICIPAL ZUZA TORRES


Fotos Heldene Santos

Tudo prontinho! Agora a Escola Municipal Coronel Zuza Torres ganhou o sonho da BRINQUEDOTECA para a criançada! Mais um presentão do município para a escola que traz a história de muitos de nós! A brinquedoteca já estará disponível para atividades logo nesta terça-feira (22), um espaço maravilhoso para promoção da ludicidade no ensino-aprendizagem da galerinha! De parabéns as crianças, a gestão da escola e a Prefeita Fafá Dantas!!