Criado: 14 Abril 2014
Fonte: AMJUS
A AMJUS demonstra preocupação em relação às crianças, adolescentes e jovens e a sua convivência com o meioambiente e o desenvolvimento sustentável. Em razão disso, alia um importante trabalho de preservação de tartarugas marinhas à educação socioambiental dos jovens em São Miguel do Gostoso, no litoral do norte de Estado do Rio Grande do Norte.
Tartarugas-de-pente na Praia de São Miguel do Gostoso - Foto: Heldene Santos
O trabalho de preservação tem como principal motivação o risco de extinção para as tartarugas marinhas que, até pouco tempo, era comum no litoral a caça de tartarugas e ovos para alimentação. Como contam os moradores, as pessoas comiam a carne, os ovos a vontade, e vendiam os cascos para fabricantes de artesanatos e acessórios, ou simplesmente para decoração caseira. Com este projeto, a AMJUS pretende garantir uma mínima de 50 mil tartarugas salvas das incidências que mais matam e que até impedem o nascimento dos animais, como o lixo na praia, incidência de luz artificial, trânsito de veículos na praia, desrespeito aos locais de marcação de ninho, além da caça por animais domésticos e a reação do pescador ao ver alguma tartaruga presa às redes de pesca.
O trabalho de monitoramento é realizado para identificar e marcar os ninhos com localização registrada em GPS, e, quando necessário, pela ameaça da natureza ou humana, transferir a desova para locais seguros. Campanhas de sensibilização e educação ambiental seguem informando frequentadores da praia, moradores, pescadores, empresários e turistas, e também nas escolas e grupos sociais, sobre a importância da colaboração de todos para a continuidade do ciclo de vida das tartarugas, explica a bióloga. Ao iniciar 2014 a AMJUS já contava com mais de 30 ninhos de tartarugas registrados e com as devidas medidas de proteção. Tudo devidamente autorizado pelo Instituto Chico Mende de Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Também é eixo deste projeto a educação e a promoção da participação social de crianças, adolescentes e jovens de São Miguel do Gostoso. Integrado às ações ambientais, a AMJUS ainda realiza oficinas e prepara núcleos infanto-juvenis para as atividades. Nas ocasiões das aberturas de ninhos, é mobilizada a comunidade, é realizado momento de conscientização e os núcleos infanto-juvenis, participam ativamente da ação de proteção e educação aos populares, participando nesses momentos mas também desde a capacitação, planejamento e mobilização em torno dos eventos.
Para as crianças, a AMJUS desenvolverá uma ação especial junto às escolas e instituições diversas, com várias informações, curiosidades, dicas, vídeos, sons do mar, imagens e jogos. Também estará lançando uma publicação educativa para a comunidade, tendo ainda como veículo de comunicação o site www.amjus.org.br.
Fotos: Heldene Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário