Gabriel Albuquerque de Oliveira, de 18 Anos, filho de nossos amigos Rubens Eduardo Santa Rita e Andreia Albuquerque, é a nova promessa do Kitesurf no Município.
Rubens veio do Mato Grosso do Sul e chegou em Gostoso há muitos anos, na época da lagosta. Conheceu Andreia aqui em Gostoso, e juntos, tiveram 3 filhos:, Lázaro, 21 anos, Gabriel, nosso garoto do kite e Pedro, de 6 anos.
"Tudo começou quando eu tive a oportunidade de trabalhar no Clube Kauli Seadi em 2012, sem nunca pensar em ser um dia um velejador de kitesurf, mas sempre achando o esporte bonito. Como a maioria dos adolescentes, meu sonho sempre foi ser um jogador de futebol, então não tinha tanto interesse no kite. Quando comecei a trabalhar como staff, estava sempre na área de velejadores, o que me fez ter vontade de aprender o esporte. Mas em 2013 fui a São Paulo atrás do sonho de ser um jogador. Cheguei a passar uns 6 meses tentando e até chegando a jogar no Rio Claro-SP, mas lá aconteceram vários imprevistos, um deles foi o fato de quebrar o tornozelo e perder a chance de ficar no clube".
Sempre com o apoio dos pais, dos amigos e muita fé em Deus, Gabriel voltou a São Miguel do Gostoso, novamente para o clube Kauli Seadi. Então, em outubro de 2013, decidiu tentar o esporte de vento e treinar o máximo possível. "No dia 04 de outubro de 2013 eu comecei a ter minhas primeiras aulas, no começo era só eu e o kite na praia, sem professor. Até que o Cláudio, grande amigo (e instrutor de kitesurf na escola Kauli Seadi) viu meu interesse pelo esporte e decidiu a me ajudar dando as primeiras aulas com a prancha."
O amigo Cláudio, primeiro instrutor.
No Club Kauli Seadi, os primeiros vôos.
"A partir daí a minha evolução foi muito rápida, nos meus primeiros meses de kitesurf participei do meu primeiro evento aqui em São Miguel do Gostoso, já com conhecimento, e então eu foquei muito nos treinos, chegando às vezes, a 8 horas por dia dentro da água."
Depois de 3 meses um outro amigo que vem muito a São Miguel do Gostoso, Mauricio Mansur Braga, deu a ele a chance de ir ao Rio de Janeiro para dar aulas e treinar na escola MAURIKITE, por onde muitos profissionais já passaram. Então Gabriel viu a oportunidade de treinar e ganhar um patrocinador. Dito e feito: em 27 de dezembro de 2013 foi para o Rio de Janeiro, onde treinou para evoluir para que Mauricio visse seu desempenho.
Maurício entrou em contato com um patrocinador conhecido no mundo do kite, a BLADE, e voltou com a proposta de trazer a BLADE para o RN. Sabendo que Gabriel era um atleta novo, tanto em idade quanto no esporte, deram a ele a oportunidade de treinar com os novos equipamentos e uma semana depois Gabriel estava participando do campeonato de Araruama no Rio.
"Consegui o 1° lugar na minha categoria (amador) e em 4° na categoria Open em 26 de janeiro deste ano e meu interesse ficou ainda maior pelo esporte. A MAURIKITE continua me patrocinando e já estamos fechando o site da BLADE para a revenda no RN, também estamos tentando me oficializar no site dos USA como atleta oficial internacional da BLADE. A Escola Gostoso também me apoia nas viagens e equipamentos enquanto não estou com o material oficial."
Este ano Gabriel vai participar de vários campeonatos. Em agosto, aqui no estado, em Barra do Cunhau.
Pela ABK (associação brasileira de Kitesurf), freestyle, conforme programação abaixo:
- Etapa Piauí - Arena Kite Brasil - Luis Correia, 18 e 19 de Outubro.
- Etapa Maranhão - São Luiz, Freestyle e Race, 30 Outubro a 2 de Novembro.
- Etapa Ceará Superkite Brasil Freestyle e Wave, 20 a 23 Novembro.
Eventos Extras
- Red Bull Rally dos Ventos - Lençóis Maranhenses, 6 e 7 de Setembro.
- Desafio de Kitesurf - Ceará - 13 a 16 de Novembro.
Gabriel é um exemplo de que com alguma ajuda, os jovens podem desenvolver suas capacidades para o bem. No caso dele, com o apoio dos pais, ficou mais fácil. São atitudes como estas, de "padrinhos" na hora certa, que podem mudar o caminho de tantos meninos e meninas deste Brasil.
Em Gostoso, várias outras pessoas fazem história. Nós vamos contar um pouco, toda semana, sobre estas ações, no PRATA DA CASA.
por Ana Carolina Scheel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário