quinta-feira, 27 de março de 2014

LANÇAMENTO DO RN SUSTENTÁVEL NO MATO GRANDE

Mais de 400 pessoas participam do lançamento do RN Sustentável no Mato Grande








O lançamento do RN Sustentável no Território do Mato Grande que abrange 15 municípios (Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará-Mirim, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros) aconteceu nesta terça feira na AABB de João Câmara e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais das cidades envolvidas, além da presença de mais de 400 pessoas interessada em conhecer o projeto.

A abertura do encontro foi feito por jovens de 13 a 19 anos da comunidade rural indígena Mendonça do Amarelão que integram a Orquestra do Amarelão. A comunidade será uma das beneficiadas com o Programa RN Sustentável.

A governadora Rosalba Ciarlini abriu o encontro explicando que a ideia do RN Sustentável é oportunizar os cidadãos no local onde residem. O trabalhador do campo precisa de apoio e condições, o RN Sustentável foi pensado justamente para associar valores e oportunizar o homem do campo, disse Rosalba.

Além de oportunidade para agricultura familiar o RN Sustentável prevê melhorias para as classes menos favorecidas nas áreas de segurança (aquisição de equipamentos para delegacias da região), saúde (reforma, ampliação, adequação e aquisição de equipamentos para hospitais e maternidade de Ceará-Mirim e João Câmara) e educação (reforma, ampliação e construção de escolas de ensino médio e profissionalizante). Para o território do Mato Grande a parceria entre o Banco Mundial e o Governo do Estado prevê investimentos de 26 milhões de reais. 

Ana Guedes, gerente executiva do Projeto afirmou que o RN Sustentável é um modelo pioneiro e que deve ser seguido. O RN Sustentável foi escolhido como projeto modelo para o Brasil e para América Latina, disse.

Ana Guedes também detalhou toda parte técnica e tirou as dúvidas dos presentes.

Na ocasião, a comitiva de São Miguel do Gostoso, composta pela Prefeita Fafá Dantas, o vice Paulo Roberto, A Presidente da Câmara Nenê de Lala (Francisca Pinheiro) e pela Secretária de Assistência Social Lurdinha Alves e o Secretário de Agricultura e Pesca, Hidemar Peixoto, entregou ofícios da Câmara e da Prefeitura para que a obra da estrada seja melhorada, já que já tem buracos e ainda nem foi inaugurada.






Também foi divulgado no evento que Gostoso será contemplado com o Saneamento Básico, que tanto necessita.

Estamos esperando ansiosamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário