Aconteceu no Centro de Convenções, nos dia 19 e 20 de fevereiro o V Fórum de Turismo do RN. De notícias sobre o novo aeroporto até palestras sobre destinos criativos, o Fórum reuniu gigantes do Turismo do RN e do Brasil.
AEROPORTO
O representante da Inframérica, a empresa responsável pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que estará distante apenas 90km de nós, garantiu que em 15 de abril as atividades serão iniciadas. Ele também explicou o tamanho e as vantagens da nova estrutura: 4 vezes maior que o Augusto Severo, com capacidade plena para receber as maiores aeronaves, 8 fingers, bombeiro e torre próprias e o melhor: aeroportos do mesmo grupo em diversos lugares do mundo, que poderão gerar fluxo direto pra o estado vindos de Carrasco (Montevidéu, Uruguai), Ezeiza e Aeroparque (Argentina) e Guayaquil (Equador), entre outros, por exemplo. E a geração de cursos profissionalizantes para a cidade e empregos diretos e indiretos Em São Gonçalo.
O Consórcio Inframérica Aeroportos é fruto da união da Infravix Empreendimentos S/A, empresa controlada pelo Grupo Engevix, com a Corporación América S/A, empresa argentina com experiência internacional em concessões aeroportuárias. Cada empresa detém participação de 50% no consórcio. Essa parceria saiu vitoriosa do primeiro leilão de concessão de aeroportos do país, realizado em 22 de agosto de 2011 e passou então a ser responsável pela construção parcial, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (ASGA), em Natal, por um período de 28 anos. Quase seis meses depois, o consórcio arrematou a concessão do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília, em leilão realizado no dia 6 de fevereiro de 2012.
COMBUSTÍVEL
Também no Fórum discutiu-se que o governo baixe a alíquota do combustível da aviação, para que Natal seja beneficiada com vôos de outros locais que aqui parariam para abastecer, gerando fluxo e receita para a cidade.
A FORÇA DE NATAL
Muito se falou sobre a falta de estrutura do governo estadual e federal, mas as soluções aparecem à mesma proporção: o trade turístico do RN sempre foi muito ativo, e graças a ele hoje somos conhecidos no mundo todo.
Gostoso anda no mesmo ritmo, com parcerias entre empresários e idéias criativas. Isso foi feito em Natal e Pipa, em finais dos anos 90 e segue até hoje com resultado muito positivo. Hoteleiros viajavam para diversas feiras, carregando seus materiais e pagando do próprio bolso as despesas de promoção.
Já Natal ganhou pela sexta vez o título de melhor destino pelo interior do estado de São Paulo, o maior destino emissor de passageiros do país. E, por consequência, os destinos como Pipa e Gostoso continuam com grandes oportunidades.
EVENTOS
O Rio Grande do Sul também trouxe exemplo: Marta Rossi falou sobre o Festival de Turismo e o Natal Luz, que hoje se estende até janeiro e é um dos grandes eventos de Turismo do Brasil, que levou a cidade de Gramado e sua região grande desenvolvimento. A contribuição dos eventos para o turismo é sempre relevante.
DESTINOS CRIATIVOS
Caio Luiz de Carvalho, ex Ministro de Turismo falou sobre as soluções em tempo de crise. Citou as grandes cidades, como Paraty no Rio de Janeiro, com seus festivais e rico calendário turístico. Falou também sobre Nova Iorque, que apenas duas semanas a pós o 11 de setembro juntou nas ruas artistas com um grande show, convidando as pessoas a voltarem a visitar a cidade. O terceiro exemplo foi São Paulo e o grande vazio do final de semana. São Paulo soube juntar artistas locais e campanhas publicitárias interessantes para divulgar a rica vida Cultural da Metrópole e aumentar a ocupação hoteleira.
Ainda no evento estiveram Senac e as Universidades, estandes com produtos e destinos.
GOSTOSO
São Miguel do Gostoso esteve presente. Ana Carolina Scheel, Secretária de Turismo e João Roberto Scomparin, da AEGOSTOSO, representaram o município. Na palestra de Caio Luiz de Carvalho fomos brindados com uma linda imagem do por do sol no mar, segundo ele, um diferencial a ser explorado. Posteriormente, Max Fonseca, do Natal Convention Bureau e Antônio Roberto Rocha, jornalista e um dos organizadores do evento, também citaram Gostoso.
A Secretaria de Turismo vem com novidades. Grandes contatos foram feitos e logo após o Carnaval será feita uma reunião com os empresários para discutir os rumos do turismo na cidade.
Outra boa notícia: durante o evento foram distribuídos formulários para que os participantes elegessem o Município do Turismo, aquele que está se preparando melhor para o Turismo. Não se tratava de maior ou melhor estrutura, pois Natal e Pipa ganhariam, mas o que mais está se preparando. E Gostoso venceu!
Sabemos que ainda há muito o que fazer e que a ocupação hoteleria foi diferente este ano, com períodos melhores na baixa temporada e mais retraído na alta. Mas continuamos trabalhando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário