Hoje pela manhã estiveram reunidos na Pousada Arraial do Marco representantes das Prefeituras de São Miguel do Gostoso e de Pedra Grande, para detalhes do Lançamento do Livro "Arraial do Marco, Nosso Porto Seguro", da pesquisadora Tânia Teixeira.
O livro, organizado pela jornalista Rosângela Portela e apoiado pela Serveng e pelo BNDS, será lançado no dia 11 de abril na Praia do Marco e é o primeiro passo para chamar a atenção para as evidências de que o Brasil começou no Rio Grande do Norte.
O Marco do Descobrimento é um "padrão", ou seja, um marco de pedra com as armas portuguesas e uma inscrição, destinados a afirmar a soberania portuguesa no local onde eram depostos.
O marco de pedra deixado pelos portugueses em 1501 na praia do Marco é considerado o mais antigo monumento preservado do Brasil, e já foi objeto de culto por ser considerado, pela população local, uma "pedra santa" capaz de fazer curas milagrosas.
Hoje o Marco encontra-se no Forte de Natal, mas deve voltar ao local de origem quando o Memorial foi construído.
Na reunião Tânia Teixeira, a Prefeita Fafá Dantas, o Prefeito Marcão e as Secretárias de Turismo Ana Carolina Scheel e Ana Carolina Ferreira, Rubens Eduardo Santa Rita, Raimundo Nonato, Secretário de Administração de Pedra Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário