quinta-feira, 25 de julho de 2013

ADL - SEBRAE



Categoria empresarial e muito importante para o desenvolvimento econômico do Município, o número de microempreendedores individuais vem crescendo em São Miguel do Gostoso/RN. Profissionais autônomos, que por meio da formalização, garantem acesso ao crédito e uma série de outros benefícios que fomentam o desenvolvimento dos pequenos negócios. Até o dia 19 de Julho, de acordo com dados do Portal do Empreendedor e do Agente de Desenvolvimento, 131 profissionais já saíram da informalidade em Gostoso, na sede e maior números de Empreendedores Individuais, mas tem números significativos nas comunidades.
Apoio
Para fomentar novos negócios e empreendimentos legalizados no município de São Miguel do Gostoso, a Prefeitura através da Sala do Empreendedor vem apoiando quem ainda trabalha na informalidade para regularizarem a situação. De acordo com o Agente de Desenvolvimento – AD Rubens Eduardo, a principal colaboração da Sala do Empreendedor e para os microempreendedores individuais é a abertura de mercado para que esses empreendedores possam se desenvolver. “Atuando naquilo que mais importa para o empresário, que é a ampliação de mercado, fazendo licitações especiais, tendo como regra a Lei Geral”, explicou.

Financiamento
Além das atividades oferecidas pela Sala do Empreendedor, destacou uma linha especial de crédito para aplicação nos negócios, conforme palestra de linhas de credito orientado, com o Banco do Nordeste, Caixa ECONÔMICA Federal, Banco do Brasil, Credi Amigo e Agencia de Fomento do RN , são destinados até R$ 15 mil para cada microempreendedor individual. Para ter acesso ao crédito, é preciso que o interessado possua um CNPJ ativo e procure a agência com toda a documentação da empresa e uma garantia real ou um avalista.

MEI
Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba salário mínimo ou o piso da categoria.
A categoria de microempreendimento individual foi implementada pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Parte das atividades são feitas em parceria com o Sebrae/RN

Por:
ADL (Agente de Desenvolvimento Local) Rubens Eduardo Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário