segunda-feira, 29 de julho de 2013

VOCÊ SABE O QUE É O CRAS E COMO ELE FUNCIONA?

SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CRAS

O CRASCentro de Referência de Assistência Social - é o equipamento social onde são executados os serviços do SUAS – Sistema Único de Assistência Social - no município de São Miguel do Gostoso. Com inauguração em Julho de 2008, o CRAS vem desenvolvendo os serviços de Proteção Social Básica e dando suporte à Proteção Social Especial de Média Complexidade

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Atende preferencialmente o público do Programa Bolsa Família e visa retirar as famílias da situação de vulnerabilidade e risco social. FONTE: MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 

Grupo Gestar – O grupo Gestar atende 15 gestantes por grupo e trabalha a mulher e sua condição materna na gestação. O grupo é voltado para beneficiárias do Programa Bolsa Família ou que estão no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, são discutidos temas referente ao período gestacional e de pós-parto e os cuidados com os recém-nascidos. Após a frequência no Grupo e em conformidade com a LOAS, que direciona as Secretarias de Assistência Social os benefícios eventuais, é concedido o benefício eventual de natalidade às gestantes. 

Grupos de Inclusão Produtiva – São cursos profissionalizantes que tem como objetivo a geração de emprego e renda às famílias beneficiárias de programas assistenciais, afim da recuperação e do desenvolvimento familiar através do trabalho. 

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – São divididos em quatro sub-grupos por faixa etária e visa trabalhar de forma diferenciada as demandas apresentadas por cada grupo social. 
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 00 a 06 anos – No município o grupo trabalhado vai de 03 a 06 anos e são trabalhados em forma de oficinas de resgate cultural e familiar. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos – Antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o serviço amplia as demandas e trabalha com toda criança ou adolescente que esteja em situação de vulnerabilidade e que precisam de apoio sistematizado e contínuo da equipe técnica do CRAS e dos orientadores sociais. São organizados em coletivos, atendidos na sede e nos distritos. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes de 15 a 17 anos – Antigo PROJOVEM Adolescente, o serviço visa a orientação cultural, familiar, profissional e cidadã dos jovens do município a fim do desenvolvimento desses jovens. São organizados em coletivos que beneficiam a uma grande parcela dos jovens referenciados. 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para indivíduos acima de 60 anos – Em São Miguel do Gostoso, este serviço é organizado em um grupo denominado de Grupo da Melhor Idade que atende a 110 idosos referenciados. O grupo tem dois encontros semanais e lidam com as temáticas referentes a terceira idade e suas especificações. 

Serviço de Proteção ao Deficiente 
Grupo de Orientação aos Beneficiários do BPC – Este grupo tem por especificidade orientar os familiares e os beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada, além de identificar as demandas do município para este público e organizar e mobilizar novos projetos que visem a melhoria da qualidade de vida desses beneficiários. 

PRONATECPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
O PRONATEC Brasil Sem Miséria está dentro do Plano Brasil Sem Miséria que visa a erradicação da pobreza extrema no Brasil. Para isto, o Governo Federal em parceria com os Estados e Municípios executam os cursos profissionalizantes, sejam eles Técnico ou de Formação Inicial e Continuada a fim de profissionalizar os indivíduos do municípios a partir de suas próprias demandas. Atualmente, no Município de São Miguel do Gostoso já foram beneficiadas mais de 240 pessoas em diversos cursos e tem previsto mais cerca de 500 vagas com cursos já pactuados através das instituições SENAC e UFRN. 


Equipe do CRAS

Francisco dos Anjos Cardoso – Coordenador
Sueli Maria de Andrade – Assistente Social
Luciana Ribeiro Queiroz de Araújo – Psicóloga
Marnyelle Pereira Costa – Auxiliar Administrativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário