sexta-feira, 12 de julho de 2013

MANIFESTAÇÕES EM GOSTOSO - NOTA DA PREFEITA FAFÁ

Caros gostosenses,

Gostaria de declarar, através desta nota, o meu apoio às manifestações pacíficas realizadas no nosso município de São Miguel do Gostoso no último 1° de julho. Acreditamos que reivindicar melhores condições de vida não é apenas um direito do cidadão, mas um dever.

A Prefeitura de São Miguel do Gostoso está aberta a ouvir a população no sentindo de identificar e procurar sanar as dificuldades enfrentadas em nosso dia-a-dia. Reconhecemos que ainda há muito a ser feito em nosso município e, por isso, não poupamos esforços na busca por soluções viáveis tanto no âmbito municipal como no estadual e federal. Essa luta está apenas começando.

É importante que reconheçamos que muitos dos problemas apontados na manifestação de 1° de julho não são exclusividade de São Miguel do Gostoso. Por isso mesmo, temos visto manifestações em todo o território nacional e o consequente esforço da presidenta Dilma em mobilizar o governo federal e toda a classe política na busca por soluções que atendam aos justos protestos do povo brasileiro.

A respeito das reivindicações específicas da população de São Miguel do Gostoso, gostaríamos de comentar que:

Duplicação da entrada da cidade
A Prefeitura mantém contato constante com a empresa vencedora da licitação na busca por uma rápida solução e a imediata retomada das obras. Isto porque, após iniciada a duplicação, surgiram custos adicionais referentes a uma parte da obra que não estava prevista no projeto inicial. A Prefeitura está em busca de uma solução junto aos órgãos competentes e de verbas complementares necessárias para a conclusão do programa.


Estradas vicinais
A Prefeitura hoje está dotada de equipamentos como caçamba, motoniveladora e retroescavadeira, que permitirão a manutenção periódica das estradas, pondo fim à precariedade das vias de acesso aos distritos.

Saúde
O processo licitatório que permitirá a contratação de prestadores de serviços para o transporte na área da saúde já está concluído, o que permitirá a regularização do serviço. Em relação à falta de médicos, esclarecemos que essa é uma dificuldade de todos os municípios brasileiros. Tanto é que o Governo Federal está criando 3.615 vagas nas universidades federais (a meta do governo é criar 11.447 novas vagas nos cursos de Medicina até 2017, somando vagas públicas e particulares) e propondo a contratação de médicos de outros países, como medida emergencial, já que o contingente do país não é suficiente para atender toda a população. Conta ainda o fato de o nosso município estar localizado a mais de 100 km da capital, somado à falta de recursos financeiros capazes de oferecer uma proposta salarial maior, não sendo assim atraente para a maioria dos profissionais de saúde. De todo modo, continuaremos lutando para oferecer melhores serviços nessa área e um atendimento digno à população do nosso município.

Estamos ainda concluindo a obra da Unidade Mista de Saúde, iniciada na gestão anterior. O novo centro médico entrará em funcionamento em breve, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde para que possam prestar um melhor atendimento à população.

Água
A falta de água tem sido uma situação recorrente no município. Há pouco mais de um mês, autorizamos a abertura de um poço na Rua dos Camarões, uma das mais afetadas pelo problema. Infelizmente, a água encontrada mostrou-se imprópria para o consumo humano devido à grande quantidade de ferro presente em nossas reservas subterrâneas. Mesmo assim, seguiremos perfurando poços na tentativa de encontrar água de melhor qualidade até que o projeto de trazer uma adutora para São Miguel do Gostoso, de modo a pôr um fim definitivo a esse transtorno, seja viabilizado. Nesse sentido, o município já se adiantou e assegurou com a CAERN a construção da adutora através de recursos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

Iluminação
Já demos início à manutenção da iluminação pública em diversas ruas de São Miguel do Gostoso, bem como nos distritos. Embora a demanda seja superior aos recursos disponíveis, seguiremos investindo nessa área, considerada de grande importância para a administração.

Segurança
Cuidar da segurança da população é uma responsabilidade dos governos estaduais. De qualquer maneira, é preocupação da administração municipal que os munícipes sintam-se seguros na cidade onde vivem. Para garantir esse direito aos moradores de São Miguel do Gostoso, a Prefeitura, aliada ao Comitê de Segurança, vem pressionando o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para que aumente o efetivo de policiais do município. Atualmente, o contingente que atende São Miguel do Gostoso é de nove policiais. Desde que assumi a Prefeitura, conseguimos a vinda de um policial civil com viatura, além do reforço de mais dois policiais militares nos finais de semana e uma viatura nova para a PM, conseguida ainda na primeira semana de governo.

Finanças

Reconhecemos a crise financeira que assola boa parte dos municípios brasileiros, principalmente no Nordeste, que enfrentou neste ano a pior seca os últimos 50 anos. Mas não podemos nos acomodar e estamos diariamente em busca de convênios e parcerias que tragam recursos para o nosso município, de forma a viabilizar a concretização de projetos e obras em todas as áreas.

Gostaria de reafirmar meu compromisso com São Miguel do Gostoso e a disposição em reforçar os laços da administração do nosso município com todos os segmentos da sociedade. Juntos, temos maior capacidade de fazer de São Miguel do Gostoso um lugar mais justo e agradável para se viver. Vamos seguir na luta.

Um forte abraço,
Fátima Dantas
Prefeita de São Miguel do Gostoso

3 comentários:

  1. Que bom e saber que temos alguém olhando para uma cidade tão linda e tão bela, dessa que devemos cuidar e zelar, Espero que possamos agradecer a sua gestão no termino dos 4 anos, creio que como eu muitos tem ficado frustado com certas coisas que tem acontecido pela cidade, e também felizes por algumas melhorias, acho que Gostoso tem muito a crescer e tem sido uma cidade bastante procurada por muitos turistas, que tem se maravilhado e outros que ficaram chateados por encontrar lixo nas areias ou de encontrar uma entrada da cidade tão mal acabada! Acho que e de fundamental importância para o crescimento investimentos nas vias principais, na limpeza das praias que são nosso cartão postal! Do mais tenho que lhe dar boa Sorte e que possa superar os desafios que venha a encontrar, Tendo sempre uma administração transparente! Sucesso....

    ResponderExcluir
  2. e os 5 milhões que já entraram do governo aonde esta ?????como sei só ir no google e pesquisa trasparencia Brasil e vocês veem ....aonde esta em ?????

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk
    pede para postar e ainda tem q ser aprovado q isso burguesia das grande ou coronelismo puro nam ......

    ResponderExcluir