segunda-feira, 21 de outubro de 2013

3 POUSADAS COM NOVA CLASSIFICAÇÃO EM GOSTOSO


Os empresários de São Miguel do Gostoso estão de parabéns!

As Pousadas Casa de Taipa, Só Alegria e Ponteiros saem na frente e já têm a nova placa de classificação hoteleira.

(http://www.pousadacasadetaipa.com.br)
(http://www.pousadasoalegria.com.br)
(http://www.pousadadosponteiros.com.br)

Para aumentar a competitividade do setor hoteleiro, o Ministério do Turismo (MTur) desenvolveu um novo sistema de classificação de meios de hospedagem.

A CASA DE TAIPA foi a primeira na cidade a obter a classificação aqui para o Município. O novo sistema, com sete categorias para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel), utiliza a já consagrada simbologia de estrelas.

O estabelecimento de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

DEFINIÇÃO DE MEIO DE HOSPEDAGEM:
"Os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária". (artigo 23 da Lei n° 11.771/2008)

Veja abaixo a definição de alguns dos tipos de estabelecimentos que podem ser classificados pelo novo Sistema:

CAMA E CAFÉ
Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

FLAT / APART HOTEL
Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

POUSADA
Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

HOTEL
Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

HOTEL FAZENDA
Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo

HOTEL HISTÓRICO
Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

RESORT
Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o SBClass estabeleceu categorias específicas para cada tipo:

Hotel - de 1 a 5 estrelas
Hotel Fazenda - de 1 a 5 estrelas
Cama & Café - de 1 a 4 estrelas
Resort - de 4 a 5 estrelas
Hotel Histórico - de 3 a 5 estrelas
Pousada - de 1 a 5 estrelas
Flat/Apart-Hotel - de 3 a 5 estrelas

Para baixar o arquivo de como obter a classificação clique aqui: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/downloadArquivoObterClassificacao.action

Saiba mais:
http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/

fonte:
http://nobalacobaco.blogspot.com.br/2013/10/tres-pousadas-de-sao-miguel-do-gostoso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário