sexta-feira, 11 de outubro de 2013

INVENTÁRIO TURÍSTICO


A Prefeitura de São Miguel do Gostoso, através da Secretaria de Turismo, estará realizando o Inventário Turístico do Município.

O Inventário será realizado pela Secretaria de Turismo à partir deste mês, com Marcelo Millito e Bernardo Gehrke, do Pronatec e a Turma de Agente de Informações Turisticas.

O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.
O objetivo do Inventário é funcionar como equipamento de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores, a fim de:
- Disponibilizar aos visitantes, planejadores e gestores dados confiáveis sobre a oferta turística brasileira;
- Permitir a análise do significado econômico do turismo e seu efeito multiplicador no desenvolvimento municipal;
- Permitir a identificação e a classificação de municípios turísticos e com potencial turístico;
- Permitir o diagnóstico de deficiências, pontos críticos e estrangulamentos e os desajustes existentes entre a oferta e a demanda; e
- Coletar informações que subsidiem a elaboração de roteiros turísticos.
- Obter informações de qualidade e de confiança para o planejamento;
- Desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas de uma região;
- Otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações;
- Conhecer as características e a dimensão da oferta e as iniciativas necessárias ao desenvolvimento do turismo visando à sustentabilidade.

Este mapeamento é de fundamental importância para a sustentabilidade do local e contribui para que novos tipos de negócios sejam montados, não apenas pousadas e alimentação.

Colabore, respondendo aos questionários! Essa informação também é sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário