terça-feira, 29 de outubro de 2013

Nova lei deve criar fundo para promoção turística
Publicação: 29 de Outubro de 2013 às 00:00

Enviar por emailImprimirAumentar FonteDiminuir Fonte
Parte do fôlego que o setor precisa para voltar a crescer mais rápido poderá vir da criação do Fundo de Desenvolvimento do Turismo que destinará verbas para a divulgação do estado nos principais polos emissores de turistas. A criação do Fundetur, como foi batizado, é uma das propostas incluídas na minuta da lei estadual do turismo elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil, encaminhada na última sexta-feira para a Assembleia Legislativa, e com previsão de ser votada nos próximos dias.

De natureza financeira, o Fundetur terá várias fontes de recursos. O dinheiro que será usado virá de dotações orçamentárias do estado, de receitas oriundas de convênios, receitas de parques estaduais, prédios públicos, alugados ou arrendados com finalidade turística pelo governo e até da verba publicitária do governo do estado e terá como objetivo subsidiar o financiamento de projetos voltados à promoção e ao desenvolvimento do turismo no estado. A quantia que será destinada ao fundo não foi revelada. A falta de divulgação, destaca Habib Chalita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no estado (ABIH/RN), é um dos problemas que afetam o setor nesse momento.

A lei, que foi elaborada para preencher essa lacuna, também propõe a criação de um comitê para discutir os rumos do turismo no RN e a realização de um pesquisa anual para definir onde e como aplicar os recursos do fundo, destaca Edson Faustino, presidente da comissão de Turismo da Ordem dos Advogados do Brasil no estado.

A lei, segundo ele, ajudará a reverter o cenário hoje vivido pelo setor. Segundo dados da ABIH/RN, o RN perdeu pelo menos 300 dos 340 voos fretados entre 2011 e 2013 e mais de 100 mil passageiros nesse período. A falta de investimentos na promoção do destino e de uma política voltada para o setor, observa Faustino, são algumas das razões da retração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário