sexta-feira, 25 de outubro de 2013

MAIS MÉDICOS PARA O RN



Mais dezenove médicos chegam ao RN neste sábado
Publicação: 24 de Outubro de 2013 às 16:20

Mais dezenove médicos estrangeiros chegam para trabalhar no Rio Grande do Norte no próximo sábado (26). Os profissionais serão recepcionados por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e apoiadores do Ministério da Saúde, na Base Aérea de Natal, às 11h20, em voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

No período de 29 de outubro a 1º de novembro, os profissionais estrangeiros irão passar por uma qualificação e acolhimento promovido pela Sesap. Eles vão conhecer os serviços e regiões de saúde, as áreas técnicas da secretaria e as características da população dos municípios onde irão atuar. Após esse momento, os profissionais seguem para os municípios a que foram designados.

Os 19 profissionais irão atuar nos municípios de Natal, Caraúbas, Nova Cruz e Touros, a partir do dia 03 de novembro. Segundo a Sesap, esses profissionais passaram por um período de qualificação em Fortaleza, no Ceará, que durou 15 dias, onde puderam conhecer mais sobre o SUS, clínica médica e especificidades da cultura local.

Na primeira etapa do Programa Mais Médicos o Estado recebeu 43 profissionais que foram para os municípios de Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d'Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.

Da segunda fase, que começou no dia 1º de outubro, já estão trabalhando sete médicos brasileiros, nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional.

O programa

No Brasil, o Programa Mais Médicos obteve a adesão de 4.025 municípios e 35 distritos indígenas. Na última terça-feira (22), a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei do Programa Mais Médicos. O texto final, conforme a modificação feita pelo Congresso Nacional transfere ao Ministério da Saúde a responsabilidade de emitir os registros dos médicos formados em outros países, cabendo a fiscalização da atuação dos profissionais a cargo dos Conselhos Regionais de Medicina. A lei também mantém a definição original do programa, de que os médicos estrangeiros só poderão exercer a medicina no âmbito do Programa. Com o registro emitido pelo Ministério da Saúde, os profissionais ficam aptos a atender exclusivamente na atenção básica e nos municípios em que foram alocados, por um período de três anos. Esse é o prazo máximo para atuação no país sem a revalidação do diploma.

http://tribunadonorte.com.br/noticia/mais-dezenove-medicos-chegam-ao-rn-neste-sabado/264675

Nenhum comentário:

Postar um comentário