quinta-feira, 24 de abril de 2014

NOTA DE ESCLARECIMENTO ONG AMJUS

NOTA DE ESCLARECIMENTO sobre declarações da ONG STV BRASIL
23 Abril 2014

A AMJUS vem, por meio deste, fazer um breve esclarecimento em relação a declarações feita pela Sociedade Terra Brasil (STV Brasil), por meio do Sr, Percerval Carvalho, que se identifica como assessor jurídico da instituição, como muitos aqui devem ter visualizado.

Bandeirolas que sinalizam ninhos de tartarugas marinhas em toda orla de São Miguel do Gostoso

A STV Brasil, como vem publicando em seu perfil no facebook e compartilhado em diversos grupos, mais precisamente o Sr. Percerval Carvalho, que é quem tem mobilizado essas informações, em que pese a sua dita preocupação em salvar a natureza, vimos ressaltar que há um grande mal entendido nas suas informações, primeiro ao afirmar em suas publicações que os animais, se referindo a tartarugas marinhas, "estão sendo dizimados sem QUALQUER PROTEÇÃO na área de São Miguel do Gostoso!

Ressaltamos que há, no mínimo, uma falta de conhecimento ou simplesmente o interesse em não saber, pois é impossível o Sr. Percerval não ver as dezenas e dezenas de bandeirolas com a sinalização de “desovas de tartarugas marinhas” em TODA a orla de São Miguel do Gostoso. Realmente, impossível não ver, por isso é uma surpresa que o mesmo senhor não saiba que existe sim um trabalho de proteção aos animais nessa área!

Segundo, o MESMO ainda fala de equipe da STV que monitora os ninhos..., Então que apresente sua equipe, inclusive suas devidas licenças/autorizações para atuação na área, antes de por em dúvida o trabalho legal das organizações, com a sua devida devoção à natureza conforme cita. A ONG NUMAR (Núcleo de Meio Ambiente Renovável) realiza um trabalho monitoramento na área que segue da Praia de Tourinhos à Praia do Marco. A ONG AMJUS tem um monitoramento efetivo na orla urbana do município e que segue da Ponta do Santo Cristo até Praia do Tourinhos, e dizemos, com uma equipe,apesar de voluntários, devidamente treinados e capacitados pelo TAMAR e devidamente autorizados/licenciados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO), autarquia do Governo vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por esse tipo de atividade.

Se há predação de algum ninho por animais silvestres, isso ocorre em todas as temporadas e em todas as áreas de monitoramento do país e do mundo, pois que não há como os técnicos ficarem as noites todas na vigilância de cada um das dezenas de ninhos, embora a AMJUS já tenha iniciado a instalação de uma proteção com tela para os ninhos de tartarugas marinhas em determinadas áreas, mas que para isso, não se faz de qualquer forma Sr. Percerval, mas também com a devida AUTORIZAÇÃO do ICMBIO, já que, como advogado, deve saber, sendo a tartaruga marinha espécie classificada em risco de extinção, seu manejo segue regulamentação própria.

É importante saber ainda que, os técnicos de campo, popularmente chamado de "tartarugueiros", são devidamente treinados e desenvolvem atividades observando o tempo, a temperatura do dia, a distância que as tartarugas estão da superfície, os procedimentos de marcação de ninhos... O senhor da STV Brasil, como qualquer outro, ao encontrar casos de violação ou algo particular, deveria dar o exemplo de informar às organizações autorizadas e treinadas para isso, para que realizassem os procedimentos recomendados e legais, em vez de simplesmente polemizar a partir de um caso natural, para dizer que está a STVBrasil está realizando o trabalho e que o trabalho não está sendo feito na região.

Mas de 100 ninhos, Sr. Percerval, estão registrados e monitorados em toda a orla de São Miguel do Gostoso pelas ONGs. O Senhor da STV Brasil, também, ao encontrar um sinal de desova antes dos técnicos de campo ou "tartarugueiros", poderia, e deveria, fazer como fazem pescadores, bugueiros e outros... Que quando encontram, esses sinais avisam, e os técnicos vão até o local, registram, marcam os ninhos, registram seus dados, monitoram até seu nascimento e inserem nos bancos de dados que periodicamente são relatados para o ICMBIO através do seu sistema de informação. O referido senhor, portanto, em vez disso, tem colocado bandeirolas iguais às usadas pelos técnicos nesses locais, que chega a confundir os técnicos que passam em campo. Com isso, ficam esses ninhos, esses marcados e ditos monitorados pelo Sr. Percerval, sem uma numeração de registro, sem ser contabilizado no banco de dados, sem entrar no banco de informação, o que tem como resultado “atrapalhar” no trabalho que já necessita do apoio de todos para que seja efetivado com eficiência. Além de fazer publicações de animais que chegam mortos à praia para insinuar abandono, o que parece, no mínimo, ação mal intencionada.

E esse trabalho, no âmbito da AMJUS, senhor Percerval, STV Brasil e população em geral, é ainda coordenado por um "pesquisador titular" e também uma bióloga, todos sempre disponíveis para dialogar e interagir com qualquer pessoa ouinstituição da comunidade ou interessados para quaisquer esclarecimentos, ressaltando, todos voluntários! E até o momento, nunca recebemos nenhuma comunicação a partir de alguém da STV Brasil, a não ser através das especulações em rede social e em comentários, como no caso de comentários insinuosos e ignorantes, também identificados como do Sr. Percerval, no blog do jornalista Emanuel Neri, ao se referir a atividade da ONG de São Miguel do Gostoso, veículos que o senhor está livre para se expressar, mas que sugerimos se inteirar das informações, pois os animais não estão sendo “dizimados sem nenhuma proteção”, mais de 100 ninhos de tartarugas marinhas estão marcados e monitorados” em toda a orla de São Miguel do Gostoso. A saber!

Nenhum comentário:

Postar um comentário