terça-feira, 15 de abril de 2014

PRATA DA CASA - ENTREVISTA COM GABRIEL ALBUQUERQUE


Gabriel Albuquerque de Oliveira, de 18 Anos, filho de nossos amigos Rubens Eduardo Santa Rita e Andreia Albuquerque, é a nova promessa do Kitesurf no Município.

Rubens veio do Mato Grosso do Sul e chegou em Gostoso há muitos anos, na época da lagosta. Conheceu Andreia aqui em Gostoso, e juntos, tiveram 3 filhos:, Lázaro, 21 anos, Gabriel, nosso garoto do kite e Pedro, de 6 anos.


Os pais, Andreia e Rubens Eduardo

"Tudo começou quando eu tive a oportunidade de trabalhar no Clube Kauli Seadi em 2012, sem nunca pensar em ser um dia um velejador de kitesurf, mas sempre achando o esporte bonito. Como a maioria dos adolescentes, meu sonho sempre foi ser um jogador de futebol, então não tinha tanto interesse no kite. Quando comecei a trabalhar como staff, estava sempre na área de velejadores, o que me fez ter vontade de aprender o esporte. Mas em 2013 fui a São Paulo atrás do sonho de ser um jogador. Cheguei a passar uns 6 meses tentando e até chegando a jogar no Rio Claro-SP, mas lá aconteceram vários imprevistos, um deles foi o fato de quebrar o tornozelo e perder a chance de ficar no clube".


Com incentivadores no Club Kauli Seadi, Rhino e Eugênio "Catavento".


Sempre com o apoio dos pais, dos amigos e muita fé em Deus, Gabriel voltou a São Miguel do Gostoso, novamente para o clube Kauli Seadi. Então, em outubro de 2013, decidiu tentar o esporte de vento e treinar o máximo possível. "No dia 04 de outubro de 2013 eu comecei a ter minhas primeiras aulas, no começo era só eu e o kite na praia, sem professor. Até que o Cláudio, grande amigo (e instrutor de kitesurf na escola Kauli Seadi) viu meu interesse pelo esporte e decidiu a me ajudar dando as primeiras aulas com a prancha."

O amigo Cláudio, primeiro instrutor.

No Club Kauli Seadi, os primeiros vôos.


No Club Kauli Seadi

"A partir daí a minha evolução foi muito rápida, nos meus primeiros meses de kitesurf participei do meu primeiro evento aqui em São Miguel do Gostoso, já com conhecimento, e então eu foquei muito nos treinos, chegando às vezes, a 8 horas por dia dentro da água."




Em São Miguel do Gostoso no Festival dos Ventos - dez/14

Depois de 3 meses um outro amigo que vem muito a São Miguel do Gostoso, Mauricio Mansur Braga, deu a ele a chance de ir ao Rio de Janeiro para dar aulas e treinar na escola MAURIKITE, por onde muitos profissionais já passaram. Então Gabriel viu a oportunidade de treinar e ganhar um patrocinador. Dito e feito: em 27 de dezembro de 2013 foi para o Rio de Janeiro, onde treinou para evoluir para que Mauricio visse seu desempenho.


Maurício entrou em contato com um patrocinador conhecido no mundo do kite, a BLADE, e voltou com a proposta de trazer a BLADE para o RN. Sabendo que Gabriel era um atleta novo, tanto em idade quanto no esporte, deram a ele a oportunidade de treinar com os novos equipamentos e uma semana depois Gabriel estava participando do campeonato de Araruama no Rio.



O "padrinho" Maurício Mansur Braga

"Consegui o 1° lugar na minha categoria (amador) e em 4° na categoria Open em 26 de janeiro deste ano e meu interesse ficou ainda maior pelo esporte. A MAURIKITE continua me patrocinando e já estamos fechando o site da BLADE para a revenda no RN, também estamos tentando me oficializar no site dos USA como atleta oficial internacional da BLADE. A Escola Gostoso também me apoia nas viagens e equipamentos enquanto não estou com o material oficial."




No Rio de Janeiro

Este ano Gabriel vai participar de vários campeonatos. Em agosto, aqui no estado, em Barra do Cunhau. 

Pela ABK (associação brasileira de Kitesurf), freestyle, conforme programação abaixo:

- Etapa Piauí - Arena Kite Brasil - Luis Correia, 18 e 19 de Outubro.
- Etapa Maranhão - São Luiz, Freestyle e Race, 30 Outubro a 2 de Novembro.
- Etapa Ceará Superkite Brasil Freestyle e Wave, 20 a 23 Novembro.

Eventos Extras

- Red Bull Rally dos Ventos - Lençóis Maranhenses, 6 e 7 de Setembro.
- Desafio de Kitesurf - Ceará - 13 a 16 de Novembro.


Patrocinador Escola Gostoso

Gabriel é um exemplo de que com alguma ajuda, os jovens podem desenvolver suas capacidades para o bem. No caso dele, com o apoio dos pais, ficou mais fácil. São atitudes como estas, de "padrinhos" na hora certa, que podem mudar o caminho de tantos meninos e meninas deste Brasil.









Com o patrocinador BLADE

Em Gostoso, várias outras pessoas fazem história. Nós vamos contar um pouco, toda semana, sobre estas ações, no PRATA DA CASA.

por Ana Carolina Scheel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário