terça-feira, 8 de abril de 2014

PORQUÊ VACINAR CONTRA SARAMPO E RUBÉOLA


O Brasil lançou campanha para intensificar a vacinação contra Sarampo e Rubéola nas cidades-sede da Copa de 2014. Apesar dessas doenças já estarem erradicadas, o País vai receber milhares de turistas durante os megaeventos esportivos e, por isso, a ação é importante para que não haja novos casos das doenças.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2008, sessenta e oito milhões de pessoas, com até trinta e nove anos de idade, foram imunizadas contra essas doenças.

As ações de reforço querem alcançar aquelas pessoas que não foram vacinadas ou não completaram o seu esquema vacinal, para que, principalmente os trabalhadores que vão atuar direta ou indiretamente com o turismo, tomem uma dose de vacina Tríplice Viral com o componente Sarampo, Rubéola e Caxumba.

A mobilização para vacinar a população dessas cidades contra o Sarampo e a Rubéola é uma das ações da Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo.

Precaução

O vírus do Sarampo ainda circula nos países dos continentes europeu e asiático. E, apesar de ter sido eliminado do Brasil há mais de dez anos, ainda surgem novos casos da doença, trazida por pessoas que viajaram ao exterior. Por isso, a importância de reforçar a vacina, principalmente em épocas que antecedem os eventos esportivos o País vai sediar.

De acordo com a a coordenadora-geral do Programa de Imunização do Ministério da Saúde, Carla Domingues, essas são doenças não têm mais circulação no Brasil, entretanto, "é fundamental que a população esteja vacinada porque se vier algum turista que esteja contaminado, ele não vai transmitir a doença pra nossa população”, explica.

Sarampo

O Sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

De 2001 a 2005, o Brasil apresentou apenas 10 casos de sarampo, dos quais quatro foram importados (Japão, Europa e Ilhas Maldivas) e seis casos eram associados a essa importação.

Em 2006, foram registrados 57 casos na Bahia com fonte de infecção desconhecida, com identificação de genótipo que ainda não tinha circulado no País. Em 2010, foram confirmados 68 casos (no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba) – todos importados ou associados a esses casos importados.

Rubéola

Transmitida por vírus, os sintomas mais comuns da Rubéola são febre, manchas avermelhadas, inflamação de gânglios e artralgia. O período de transmissão é de cinco a sete dias do aparecimento de machas. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar e respirar.

Outra forma de transmissão é por via sanguínea, o que ocorre somente quando mulheres grávidas adoecem e transmitem para o feto. A infecção na gravidez acarreta inúmeras complicações para os recém-nascidos, como malformações congênitas, principalmente cegueira e surdez. A vacina também é o meio mais eficaz de prevenção.

Fontes:
Portal da Copa
Ministério da Saúde
Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário