sexta-feira, 11 de abril de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO ARRAIAL DO MARCO - NOSSO PORTO SEGURO



Muito bonitos os dois eventos do lançamento do livro de Tânia Maria da Fonseca Teixeira. A autora de "Arraial do Marco - Nosso Porto Seguro" diz que pode ser aqui, em terras gostosenses, que o Brasil nasceu.

Não seria mesmo de estranhar que os portugueses, desviados pelas correntes marítimas, avistassem esta tão linda terra de grandes belezas naturais e azul constante no céu. As águas doces, em grande quantidade no Estado, teriam sido outro atrativo que justificaria um tempo grande demais entre o percurso de Cabo Verde até Porto Seguro.

O livro foi escrito por Tânia e organizado pela jornalista Rosângela Portela, com dicas preciosas do Sr. Leonardo Godoy, conhecedor de navegação nestes e noutros mares.

A Praia do Marco tem este nome porque o monumento mais antigo do Brasil e das Américas, trazido peos colonizadores, "Marco Quinhentista" ou "Marco de Touro", foi fincado na costa do RIo Grande do Norte em um dos primeiros Arraiais do Brasil, o Arraial do Marco.

E o local não é menos que a divisa dos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso, antes, pertencente a Touros, por isso o nome "Marco de Touro", prova da posse o Brasil por Portugal.

O livro baseia-se nos questionamentos de Câmara Cascudo, que dizem que a corrente marítima poderia ter desvido Cabral de sua rota para as Ìndias e de Lenine Pinto, sobre o tempo gasto pela esquadra para chegar ao sul da Bahia.

A Edição capa dura contém muita ilustrações coloridas e conta também sobre "aguadas", paradas para abastecimento de água pelas Caravelas que passavam vindas de Portugal a caminho do Hemisfério Sul.]

O Marco foi transformado em Santo Cruzeiro do Marco pela população local. Foi retirado da praia e levado a Natal há quase 40, onde encontra-se até hoje na Fortaleza dos Reis Magos. Vários protestos foram feitos pelos moradores mas em vão. Há mais de 20 anos tânia vive na região e luta pela valorização do monumento e sua devolução ao local de origem. Para isso, pequisou até em Portugal a História do Descobrimento e seu contexto.

O livro é o primeiro passo de muitos. A professora Ana Castro, da AMAC (Associação de Amigos e Moradores de Cauã), apresentou aos convidados o projeto do Memorial do Marco, realizado pela SERVENG Energias junto ao BNDS. O IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do Sr. Onésimo Jerônimo Santos, foi quem confiou à AMAC a responsabilidade de acompanhar que o memorial seja realizado e que o Marco retorne ao seu local de origem.

Foram reformadas a Capela e a base da réplica que está na Praia do Marco e o antigo cemitério foi cercado. Participaram da reforma as empresários da Casa de Taipa, Marlos Camilo, Ruy Mazureski e o artista plástico Kiko Prado. Também colaboraram o agência Passeios em Gostoso, de Quiel Cándido, o Grupo de Jovens da Tabua e ?

O mais interessante de tudo a respeito do Monumento é que ele foi capaz de reunir tantas pessoas com um mesmo objetivo, claro, através da incansável Tânia.

Em bonito gesto de parceria, as Prefeituras de São Miguel do Gostoso na gestão da Prefeita Fafá Dantas e Pedra Grande na gestão do prefeito Marcão, participaram do lançamento do livro, na Pousada Arraial do Marco, também da autora. E os benefícios vieram através da criação dos Conselhos e Fundos de Turismo, da Lei de Preservação de patrimônio, entre outros. Também será feito um acordo de Cooperação entre as duas Prefeituras, deixando claras as ações de cada Município para o o desenvolvimento local.

Também já está sendo iniciado um documentário, ainda sem patrocínio, sobre a História do Marco, pela AMAC, em parceria com a Aqui Se faz Gostoso.

No lançamento Tania apresentou também fotos de documentos históricos que comprovam a chegada do Marco Histórico.

Vamos acompanhar o desenrolar da História do nosso país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário